Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaAdministração Municipal decidiu que não realizará a 11ª Femate

Administração Municipal decidiu que não realizará a 11ª Femate

Marcada para acontecer de 05 a 08 de junho, a decisão unilateral foi anunciada no final da tarde de terça-feira

 

Por Divanei Mussio

No final da tarde de terça-feira, 14, a Administração Municipal de Arvorezinha, convocou reunião com todos os secretários municipais, diretoria da 11ª Femate, diretora da Agyle Produtora, responsável pelos projetos culturais e captação de recursos, Carla Pompermaier Zanotelli e presidente da Acisar, Jardel Dall ‘Agnol, para comunicar que a 11ª Femate, marcada para acontecer entre os dias 05 e 08 de junho de 2025, não será realizada.

A justificativa apresentada pelo prefeito Clóvis Roman é de que a Femate não é prioridade da Administração neste momento, pois está com muito trabalho e precisa focar nos problemas que o Município enfrenta, como manutenção das estradas, redes de água, aumento de 9,12% aos funcionários públicos para estancar a questão dos precatórios, entre outros.

 

Apelo da diretoria

A decisão, unilateral, provocou reações contrárias da diretoria da Femate, representada pelo seu presidente, Eduardo Ranzzi de Oliveira, e tesoureiro Pedro Ayres. Em sua manifestação, Oliveira destacou o empenho e os esforços com que a diretoria vem trabalhando, há mais de um ano, para a realização da festa. Reuniões e eventos já encaminharam a sua realização, havendo possibilidade de concretizá-la, conforme o planejado. O presidente também argumentou e explicou o porquê da Femate ter sido marcada para junho, e pela primeira vez, na história, projetos de captação de recursos estão aprovados com antecedência. Ele fez um apelo à Administração para reconsiderar essa decisão, destacando a importância do evento não apenas para a cultura local, mas também para a economia do município.

Apesar dos esforços significativos para a captação de recursos, incluindo o patrocínio já garantido pela Icatu Seguros no valor de R$ 80 mil através do projeto da Lei Rouanet, a gestão optou por não priorizar a realização da festa. Esse valor, ao não mais utilizado para o fim conquistado, será possivelmente destinado ao Fundo Nacional de Cultura, uma vez que, legalmente, não tem como ser aproveitado para outro evento.

Dessa forma, com a suspensão da festa, a diretoria encerra suas atividades no mês de março. A diretoria considera um erro, mas acata a decisão da Administração.

Durante a reunião, o prefeito Clóvis Roman ofereceu espaço para que todos os secretários expressassem suas opiniões sobre a realização do evento. No entanto, mesmo diante das contribuições e sugestões apresentadas, a administração manteve sua posição de que a festa não é uma prioridade neste momento, citando as dificuldades econômicas e sociais enfrentadas pela cidade.

 

Perdas

A decisão de cancelar a Femate representa uma perda significativa para Arvorezinha, especialmente para o setor ervateiro, principal gerador de renda para o município e região e é relevante para a retomada da dinâmica econômica e para a reconstrução após as catástrofes climáticas de 2024, estimulando e dando um novo ânimo para a comunidade. O evento também é uma vitrine essencial para os talentos locais e um ponto de encontro para a comunidade. Além disso, proporciona uma oportunidade valiosa para os empreendedores locais mostrarem seu trabalho e gerarem renda.

A falta desse evento pode impactar negativamente não apenas os participantes diretos, mas toda a dinâmica cultural e econômica do município.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS