Prefeitos Xico Friguetto e Mateus Trojan falaram sobre o potencial da região e a necessidade de protagonizar o seu desenvolvimento
Durante a realização da 90ª Romaria e Festa da Gruta de Itapuca, que aconteceu no último domingo, dia 09 de fevereiro, o Eco Regional realizou um programa jornalístico que abordou o turismo regional, o turismo religioso e suas potencialidades.
Durante mais de duas horas de programação, diversas lideranças e autoridades passaram pelo espaço montado pelo jornal e contribuíram com o assunto, enaltecendo a necessidade de um olhar mais comprometido com as causas do turismo na região.
Entre os participantes, o presidente do Sindicado de Fontoura Xavier, Ildo Noronha, o prefeito de Fontoura Xavier, Fio Taffarel, o líder comunitário, Luizinho Dall’Orsoleta, o presidente da comunidade, Rafael Dall’Orsoleta, o padre Darci Grasseli, o padre Clécio Henkes, o ex-vereador de arvorezinha, Nelsinho de Bona, o prefeito de Anta Gorda, Xico Friguetto, o prefeito de Muçum e presidente da Amat, Mateus Trojan, entre outras lideranças.
Na oportunidade, Trojan e Friguetto reforçaram as razões que levaram à fundação da Amat, destacando que a região alta estava esquecida e vinha tendo seus interesses relegados em detrimento dos interesses dos municípios da região baixa.
Da mesma forma, vem acontecendo a condução da Amturvales, (Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales) que praticamente não atende os municípios da região. Questionados sobre os recursos que a Amturvales
teria recebido para ofertar cursos e treinamentos na região, os prefeitos não souberam explicar onde aconteceram estes cursos. Ressaltando que esta também é uma situação que compromete a viabilidade de manter a participação nesta entidade.
Trojan, ressaltou que compreende que o turismo tem um grande potencial a ser desenvolvido na região da Amat, mas para isso acontecer, a região, as lideranças, os empreendedores locais precisam assumir este protagonismo. “Estamos estudando se criaremos um departamento dentro da Amat para tratar sobre o desenvolvimento do turismo, ou se vamos criar uma associação paralela dos 18 municípios’, afirmou Trojan.
O prefeito Xico Frigetto ressaltou as potencialidades de Anta Gorda, em especial do Parque da Gruta e deste evento, que se consolida como um dos mais longevos e tradicionais da região, a 90ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Lourdes. “Anta Gorda é riquíssima, tem um potencial enorme; além dos eventos, nossa cidade tem história, tem cultura, tem gastronomia e tem todo o potencial da sua diversidade econômica, somos o berço da noz pecam, o quarto maior produtor de erva-mate do estado, temos suinocultura, avicultura e leite, produzimos muito e nossos empreendedores são arrojados’, reforçou Friguetto, enaltecendo a necessidade de reforçar a organização dos roteiros, de ampliar os investimentos e de melhorar os acessos, sendo que isso já está sendo feito.