Serão cinco motoristas, três operadores de máquinas e um enfermeiro
Por Oneide M. Duarte
Na noite desta terça-feira, 17 de maio os nove vereadores estiveram reunidos para discutirem o projeto 023, que trata sobre a alteração da lei 2.164, de 21 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento do Poder Executivo de Putinga; e dispõe sobre o Plano de Classificação de Cargos e Quadros de Pessoal do Poder Executivo. Atualmente o município possui em seu quadro de cargos de provimento efetivo, conforme lei 2.164/2018, duas vagas legais para o cargo de enfermeiro, 12 para operador de máquinas e 15 para motoristas.
Diante da necessidade de operadores e motoristas para cada uma das máquinas, equipamentos e caminhões de propriedade do município, justificou-se a necessidade da ampliação do quadro de vagas para operador de máquinas (com o acréscimo de três novas vagas) e motorista (com o acréscimo de cinco de novas vagas), a fim de o Executivo poder manter os serviços essenciais em pleno funcionamento.
O Executivo ainda apresentou a necessidade de ampliação de uma vaga para enfermeiro, a qual é necessária devido a implantação de um novo programa de saúde que é a Rede Bem Cuidar. Para aderir à Rede Bem Cuidar é necessário cumprir vários critérios, dentre eles a efetivação de um novo enfermeiro (A) ao quadro de funcionários, sendo que na adesão o município receberá o aporte de R$ 30 mil e um valor de R$ 8 mil/mês para a continuidade do programa.
Na explanação, o Vereador Edison Arosi explicou que em relação ao programa de saúde Rede Bem Cuidar, é importante a adesão, pois o município não teria despesas com essa contratação. “É importante o município aderir a esse programa, pois vamos ter mais um profissional atendendo a população. E quanto a questão do motorista e operador, a intenção é fazer concurso publico em breve, e segundo à administração, esta chegando mais maquinários e haverá a necessidade de motoristas e operadores, e a gente sabe que hoje temos um bom maquinário e com a complementação das maquinas a necessidade de recursos humanos aumenta”, defendeu o vereador.
O projeto foi votado e aprovado por todos os vereadores.
Grande Expediente
O vereador Juliano Moretto usando o espaço da tribuna, fez alguns questionamentos sobre a administração municipal. “Gostaria de saber como está a contratação do mecânico, já foi publicado o edital de contratação, agora todos já sabem a diferença entre contrato emergencial e contrato por licitação. Portanto a administração deveria explicar o porque teve que anular a licitarão que iria contratar um mecânico por seis vezes mais do que o mecânico anterior recebia. Queria também que a administração esclarecesse com clareza o resultado do processo seletivo, pois o povo quer ver quem foi contratado e em qual cargo, e aqueles que não foram aprovados ou não puderam assumir, será que continuam trabalhando? Outra questão que o povo quer e precisa saber são os números da dengue? Já tivemos algum óbito?” Questionou o vereador, que ainda indagou a administração para divulgar as regras e a relação das pessoas que irão receber as cestas básicas, com recursos que o município irá receber.
“Parece que é brincadeira”
O segundo vereador a usar a tribuna foi, o vereador Cassiano Spinelli, que usando o espaço demostrou indignação com os comentários feitos por algumas pessoas da comunidade “Parece que é uma brincadeira oque a gente vem fazendo, motivos de ficar gradecendo a quem ajuda nosso município, mas com certeza também estou cobrando para que nosso município fique em sintonia com o povo que vem de fora, e por isso a gente tem que ficar atento e cobrar. Não ficamos parado, cobramos quando é necessário”, afirmou o vereador.

Moção
Antes da votação do projeto foi apresentada uma Moção de autoria do Poder Legislativo, a Moção 011/2022 é de pesar à família de Agostinho Giacomini, residente em Putinga. Ele, que faleceu no dia 12 de maio, foi vereador do município (de 31 de janeiro de 1977 à 31 de janeiro de 1983) onde foi presidente do Legislativo (de 1º de fevereiro de 1981 à 21 de janeiro de 1982). A moção foi aprovada por todos os vereadores.
Também de autoria dos nove vereadores, a Moção 012/2022, de apoio à aprovação do projeto de lei federal 3723/2019, em tramitação no Senado, foi apresentada na sessão. A aprovação visa à regularização dos 499.438 CAC’s (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores), existentes no Brasil até o ano de 2021. O praticante de Tira ao Prato, Jacob Junior Casagrande, usou a tribuna para explicar a importância da aprovação do projeto. A moção também foi aprovada por unanimidade.
