A secretária da Educação do Município de Putinga, Renata Slifer, informou sobre a cartilha do transporte escolar que foi lançada nesta semana, para reforçar aos alunos a importância de um comportamento adequado durante o transporte para a escola.
Por conta de algumas situações que preocupavam a Secretaria, foi organizada a cartilha. Ela vem com o intuito de realizar uma campanha com a Brigada Militar do Município.
O movimento aconteceu na última terça-feira, 13 de maio, em dois momentos, pela manhã e pela tarde, na Escola Anita Garibaldi e na Escola Domênico Carlinho. Foi entregue um folheto para todos os estudantes que fazem uso do transporte com algumas dicas.
Por que essa cartilha surge neste momento?
Renata comenta que “nesse ano a gente teve que fazer uma conversa presencialmente em um transporte público por conta do comportamento de alguns alunos”. Ela também afirma que acha que é válido neste momento, pois os pais colocam as crianças no transporte escolar para que elas cheguem na escola e após a aula retornem para casa em segurança.
Como funciona?
A Secretaria de Educação e os motoristas fazem a parte deles, a cartilha serve como intermediadora, fazendo um pedido às famílias para colaborarem em casa, trabalhando com os pequenos sobre qual é a forma mais adequada de se comportar dentro do transporte escolar.
A secretária reforça que o respeito é extremamente importante porque, segundo ela, “no nosso transporte escolar, nós transportamos crianças de quatro anos até adolescentes do Ensino Médio e tudo pode ser exemplo para as crianças menores”. Ela também ressalta a presença de crianças com deficiências e comorbidades, enfatizando a empatia e o amor ao próximo, principalmente em reação ao bullying.