Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueCasos de câncer preocupam a equipe da Secretaria de Saúde

Casos de câncer preocupam a equipe da Secretaria de Saúde

- Advertisement -

Número expressivo de casos foi registrado nos últimos 15 dias

No mês de outubro já é tradicional a campanha de prevenção ao câncer de mama, com ações junto às mulheres para orientações quanto a prevenção. Mas, em Fontoura Xavier a preocupação não se limita a esses casos, pois o número de casos registrados de outros tipos de câncer é considerado alto.

O secretário de Saúde Eduardo Souza Santos fala das ações desenvolvidas no município. “Agora na Campanha do Outubro Rosa as nossas equipes com múltiplos profissionais percorreram as nossas Unidades de Saúde, e realizaram atividades de orientação com as mulheres. Orientaram desde como fazer o autoexame, a alimentação, sobre exercícios físicos, enfim, uma gama de informações para que as mulheres possam fazer a prevenção ou o diagnóstico precoce”.

Ela acrescenta: “O câncer de mama é um segundo mais comum entre as mulheres, então essas ações com orientação são importantes para a prevenção, que como todos sabemos é o melhor remédio”.

Demanda reprimida

A enfermeira da Unidade de Saúde Jane Reichimbak alerta a população que a prevenção deve ser feita para qualquer forma de câncer, e essa prevenção foi deixada para trás durante a pandemia. “Durante a pandemia as pessoas deixaram de procurar as Unidades de Saúde, de outro lado também não tínhamos consultas de especialidades disponibilizadas pela Coordenadoria de Saúde, então muitas pessoas deixaram de ser atendidas, pois a prioridade era a pandemia. Mas isso gerou uma demanda reprimida que está se refletindo agora”.

Jane conta que foram muitos casos registrados nos últimos dias. “Nos últimos 15 dias registramos mais de dez casos oncológicos, muitos em estado avançado, e sabemos que a melhor forma de combater e de ter chance de cura é o diagnóstico precoce. Então fica claro que todo esse período com o atendimento restrito em todos os hospitais impediu esse tratamento precoce”.

Ela complementa: “Isso nos frustra, pois o nosso objetivo sempre é prevenir, e dessa vez não foi possível. O que pedimos à população é que retornem às Unidades de Saúde, que façam os exames preventivos. O câncer é uma doença que precisa ser tratada cedo”.

Principais casos

O secretário ressalta que dos pacientes oncológicos no município apresentam os mais variados tipos de câncer. “Entre as mulheres o mais frequente é o de mama, nos homes o de próstata, que aliás é o alvo da próxima campanha que é o Novembro Azul. Mas temos também de colo de útero, estômago, entre outros”.

Ele complementa: “Estamos visitando todos os pacientes oncológicos com a nossa equipe com nutricionista, psicólogo, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, principalmente para aquelas pessoas sem estrutura familiar. Estamos colocando a estrutura da Secretaria à disposição desses pacientes”.

Volta dos grupos

De acordo com o secretário, após um período sem atividades e com a vacina contra o coronavírus sendo aplicada, os grupos irão retornar às atividades. “Em breve teremos a retomada dos grupos de lactantes, tabagismo, diabéticos e hipertensos, e essa é mais uma forma de promover saúde, de prevenir doenças, e para isso que estamos aqui”.  

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.