Por Fabiana Borelli
Na última semana, a CCR Via Sul instalou controladores de velocidade na BR-386. Entre os locais que receberam os redutores está Fontoura Xavier, na Vila Assis, próximo ao trevo de acesso à cidade.
Um dos defensores dos controladores, o vereador Algemiro Pinheiro de Oliveira, comemorou a instalação. “Vejo com satisfação essa instalação, porque essa é uma antiga reivindicação da comunidade fontourense, que já pedia a instalação destes controladores há muito tempo, em virtude dos vários acidentes ocorridos ali no trecho urbano, inclusive, com a perda de vida de várias pessoas na Vila Assis”.
Porém, o vereador argumenta que há necessidade de mais um redutor no trecho urbano da BR-386. “O pedido sempre foi de dois controladores, sendo que o próprio DNIT, antes da privatização, já tinha instalado dois. Porém, estes não chegaram a funcionar plenamente. Como o trecho urbano da BR-386 abrange cerca de três quilômetros, penso que teríamos que ter mais um no mínimo”.
Ele conclui: “Uma das causas de atropelamento e acidentes é o excesso de velocidade por parte dos motoristas que trafegam pela via. Claro que também os pedestres e motoristas que transitam pelo trecho da rodovia precisam ter atenção. São ações conjuntas entre todos nós que vamos fazer diminuir os acidentes. A conscientização e a educação dos motoristas. A educação no trânsito acredito que teria que fazer até parte do currículo nas escolas. O respeito às leis de trânsito e também o respeito aos outros motoristas são imprescindíveis para redução dos acidentes de trânsito, que é uma das maiores causas de morte no Brasil”.
Funcionamento dos controladores
De acordo com a CCR ViaSul, a concessionária contratualmente é responsável somente pela instalação dos equipamentos, que já foi concluída. Agora, os equipamentos passarão por aferição do Inmetro e, posteriormente, toda a operação dos mesmos será feita pela Polícia Rodoviária Federal.
Ainda de acordo com a concessionária, a data de início de operação dos redutores será divulgada com antecedência. A CCR Via Sul afirmam também que quanto à instalação de outros controladores, não há previsão em contrato.
