Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueCotrijal fortalece a região proporcionando mais confiança aos cooperados

Cotrijal fortalece a região proporcionando mais confiança aos cooperados

A cooperativa tem expandido cada vez mais na região, sendo que no ramo agropecuário é a maior do Estado

 

Por Carine Pompermaier

 

Presente em 53 municípios no Rio Grande do Sul, a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Estado, com mais de 18,6 mil associados e 2,7 mil colaboradores. Desta forma, no Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no sábado, 02 de julho, não faltam motivos para celebrar.

Desde a incorporação da Coagrisol, em 28 de fevereiro de 2022, a Cotrijal expandiu e tem tido uma atuação ainda mais forte. O presidente da cooperativa, Nei César Manica, avalia a entrada da Cotrijal na região da Coagrisol. “Surgiu essa oportunidade e chegamos a decisão de tornar uma cooperativa só, a fim de poder levar mais serviços, conhecimento, crédito e segurança aos produtores rurais”, destaca. “Essa foi uma grande oportunidade para o cooperativismo, foi uma ação inédita no Estado e também para os cooperados. Felizmente deu tudo certo”, acrescenta.

Ele recorda que a consolidação da incorporação foi realizada em assembleia conjunta. “Houve o entendimento de todos e a Cotrijal foi muito bem aceita. Estamos felizes e com muito trabalho para fazer, como por exemplo, melhorias nas unidades. Também vale destacar que mantemos praticamente todos os colaboradores da Coagrisol”, pontua.

Manica enfatiza ainda que, mesmo em um ano de crise, as pessoas têm entendido que o cooperativismo forte e com políticas claras dá segurança e tranquilidade ao produtor. “Estamos vivendo um ano de crise, com uma guerra no exterior, um ano de eleições no Brasil, um ano de Copa do Mundo, a inflação cresce no mundo todo, há aumento frequente no preço do petróleo, enfim, tudo isso eleva os custos, mas nós estamos preparados para passar por essas turbulências junto aos nossos produtores. Vemos que, se tivermos uma boa safra de inverno, se fizermos um bom plantio da soja e o clima ajudar, vamos rapidamente recuperar esse ano difícil”, disse.

 

Cotrijal participa do Encontro Nacional de Cooperativas

Manica participou, durante os dias 28 e 29 de junho, do Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias, realizado em São Paulo, o que enfatiza, mais uma vez, a grandiosidade da Cotrijal à nível de Brasil, já que Manica foi um dos palestrantes do evento. O vice-presidente, Enio Schroeder, também esteve presente.

“A Cotrijal vem crescendo ano a ano e quer, junto com o produtor rural, construir um agronegócio mais forte, mantendo o homem no campo, que é o principal objetivo da cooperativa”, salienta Manica. “A primeira coisa que aprendemos na vida é ter confiança, e a Cotrijal tem conquistado seus associados com uma gama de ações e serviços que faz com que eles confiem em depositar sua safra na cooperativa a qualquer hora, sendo que o produto só será comercializado no momento que o associado quiser”, frisou.

 

“O agronegócio é uma coisa fantástica”

Questionado sobre como visualiza o agronegócio, Manica destaca: “O agronegócio é uma coisa fantástica e vemos nele um futuro bastante promissor. Nesse ano tivemos uma estiagem muito forte no RS, mas a Cotrijal tem parcerias com empresas de seguros, sendo que 85% dos nossos produtores tiveram suas culturas de verão asseguradas. No total, as seguradoras devem indenizar próximo a R$ 350 milhões aos nossos produtores, o que ajuda muito a evitar o endividamento”, revela.

Já sobre o seu ponto de vista sobre o cooperativismo, ele avalia: “No mundo todo o cooperativismo é o maior sistema de agregação de pessoas em prol de um objetivo em comum, que é fortalecer o agronegócio, buscar qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Então, pedimos que as pessoas permaneçam no cooperativismo, e quem não está, que venha conosco, pois juntos podemos construir algo muito bonito para toda a comunidade, contribuindo também com a economia”, ressaltou.

No dia 14 de setembro a Cotrijal completará 65 anos. Manica, encerra fazendo uma breve explanação sobre a data. “São 65 anos de história e sucesso. Queremos que o produtor comemore neste dia, pois é um marco histórico na região, no Brasil e no mundo”, concluiu.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.