Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueEscola Getúlio Vargas recebe novos equipamentos

Escola Getúlio Vargas recebe novos equipamentos

- Advertisement -

A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, de Fontoura Xavier, foi contemplada com recursos de emenda parlamentar da bancada gaúcha que superam R$ 800 mil, os quais têm por objetivo a aquisição de novos equipamentos.

A escola já havia recebido uma plantadeira e outros equipamentos, e na última semana recebeu ainda 31 notebooks, 68 painéis para energia solar, dois liquidificadores industriais, uma batedeira e um kit apicultura.

O diretor da Getúlio Vargas, Lazaro Brum, explica como esses equipamentos serão utilizados. “Estamos com o projeto do laboratório de informática pronto, e logo vamos instalar os notebooks que chegaram, 30 ficarão lá e um na direção. Os liquidificadores e a batedeira serão usados pelos alunos do curso técnico nas aulas práticas na nossa agroindústria.

Ela continua: “Quanto ao kit apicultura, em breve estaremos iniciando a criação de abelhas e esse kit será muito útil, pois são equipamentos de proteção necessários no manejo das abelhas”.

Escola recebe 31 notebooks de última geração
Sala Verde – Sala de aula alternativa próxima às estufas

 Energia solar

O diretor afirma que mais que economia, a instalação da energia solar na escola tem por objetivo a preservação do meio ambiente e a conscientização dos alunos. “Claro que a economia será muito importante, mas nós como uma escola agrícola nos preocupamos muito com o meio ambiente, e esses painéis que irão gerar parte da nossa energia, vai nos proporcionar a oportunidade de apresentar aos nossos alunos essa tecnologia, e quem sabe eles possam levar essa ideia as suas famílias”.

Os painéis estarão instalados em breve e Brum comemora mais essa inovação na escola. “Em poucos dias estaremos com os painéis instalados. É mais uma melhoria que conseguimos para a nossa escola. Queremos ela cada vez mais estruturada para receber nossos alunos e como temos a expectativa de reabrir o internato no ano que vem, essa é mais uma ferramenta que vai diminuir custos e levar conhecimento aos nossos alunos”.

 Carro e trator chegam em breve

A expectativa da direção da escola é de receber uma camionete e um trator nos próximos dias. “Fomos contemplados também com um trator novo e uma camionete, tudo dentro dos recursos das emendas. Eles serão muito úteis aqui na escola”.

Ele continua. “A camionete é diesel, 4×4, turbo, 9 marchas, automática e modelo 2022. Ela já está na Secretaria de Educação do Estado, estão fazendo o seguro e em poucos dias vamos lá buscar. Ela vai substituir a kombi que vai ser transformada numa biblioteca itinerante em parceria com o Sicredi, e vamos utilizar para o transporte dos nossos produtos e até mesmo para visitar as famílias dos nossos alunos e fazer busca ativa de novos alunos”.

Quanto ao trator, o diretor afirma que será utilizado nas aulas práticas. “Com esse novo trator, o outro vamos fazer um dim-dim para levar os nossos alunos nas propriedades para as aulas práticas e para a rota de Turismo Rural que está para ser criada. E o novo será utilizado aqui na escola. É mais uma grande conquista para a escola Getúlio Vargas”.

 Sala verde

Aproveitando um espaço da escola que não estava sendo usado e para facilitar as aulas práticas, foi criada na escola a Sala Verde, que fica próxima às estufas. “Nós tínhamos um espaço que não estava sendo utilizado, que anteriormente era utilizado para a criação de suínos, então reformamos e transformamos numa sala alternativa, ela fica próximo às estufas, então os professores passam a parte teórica ali e em seguida os alunos vão para a prática. É uma aula diferente em outro ambiente, até para mudar a rotina dos professores e dos alunos”.

Ele finaliza: “Temos esses espaços excedentes, pois decidimos não mais criar animais aqui, pois tínhamos muitas dificuldades, afinal fechamos a escola na sexta-feira e só retornamos na segunda. Então precisávamos alguém para cuidar desses animais e não é fácil encontrar, além do mais o custo para a criação é alto. E os alunos têm a oportunidade de aprender visitando as propriedades aqui da nossa comunidade ou em outros locais”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.