Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaque"Esperávamos por isso já pelo menos 15 anos"

“Esperávamos por isso já pelo menos 15 anos”

A comunidade das Pedras Brancas comemora a chegada da água

Por Fabiana Borelli

Pelo menos 15 famílias da comunidade das Pedras Brancas, em Fontoura Xavier, comemoram a chegada da água em suas casas. Há cerca de 60 dias a rede foi ligada e as pessoas passaram a ter água do poço artesiano perfurado na comunidade.

- Advertisement -

De acordo com o prefeito Luiz Armando Taffarel, este poço foi perfurado na Administração anterior, mas a rede de distribuição não foi feita. “O prefeito anterior perfurou o poço e não fez a rede, e a comunidade continuava sem água, mas como sempre disse, uma das prioridades do meu mandato é levar água para as famílias do interior de Fontoura Xavier”.

A inauguração da rede de água foi na segunda-feira, 23 de maio, e contou com a presença da comunidade. O morador Sebastião Noronha da Rosa fala da luta da comunidade pelo abastecimento de água. “A maioria dos moradores sofriam com a falta de água há pelo menos 15 anos. Sempre que tinha estiagem ficávamos sem água. E agora nós tivemos essa oportunidade de ter água em casa, então queremos muito agradecer a Administração que entendeu o nosso sofrimento”.

A inauguração

Durante a inauguração o prefeito destacou que a rede foi construída com recursos próprios. “Essa rede custou aproximadamente R$ 50 mil, com recursos próprios, foi um trabalho conjunto da Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria da Agricultura e da comunidade, que veio ajudar na abertura de valas e a colocação do encanamento”.

Moradores participam da inauguração

Ele acrescenta: “Fico muito feliz de estar aqui entregando mais essa rede, agora o que falta é por uma boia automática, para que não precise ligar e desligar a bomba manualmente, mas isso não é difícil, e com a união da comunidade e a Administração logo estará instalada essa boia”.

O vereador Gilsone Dartora, que esteve presente na inauguração parabenizou a comunidade e agradeceu o esforço da Administração em levar água para as comunidades. “Esse com certeza é um dia muito feliz para a comunidade de Pedras Brancas, eles já estão com a água em casa, hoje estamos aqui oficializando essa conquista. Quero parabenizar a comunidade não só por ter a água em casa, mas pelo engajamento que tiveram ajudando na colocação do encanamento. E quanto a nossa Administração agradeço o que estão fazendo, são várias comunidades que já receberam as redes, e agora com o financiamento que o Município vai fazer e a contrapartida vamos ver todas as comunidades com abastecimento de água”.

 

Agradecimento

Os moradores da comunidade de Pedras Brancas conviveram anos com a falta de água, e se dizem grato por hoje poder abrir a torneira em suas casas e ter a água para beber, cozinhar e fazer a limpeza.

O morador Adilar Morais de Oliveira, que foi eleito pelos demais como presidente da rede de água, fala com alegria do compromisso assumido. “Os meus vizinhos decidiram que eu vou cuidar aqui da caixa d’água e da rede, já conversei com o prefeito sobre a boia automática e vou fazer os orçamentos necessários. Como presidente vou cuidar, ver se tem algum problema na rede, cobrar uma pequena taxa para pagar a energia elétrica, e informar a Administração se algo estiver errado”.

Adilar comemora a chegada da água junto com o prefeito

Ele fala com alegria: “Nós sofremos muitos anos com a falta de água, então essa rede para nós é uma grande conquista, agora podemos ficar tranquilos, porque não vai mais faltar água”.

A dona de casa Marizete Franzon dos Santos também falou sobre a alegria de ter água em casa. “Eu moro aqui desde que casei, há 22 anos, sempre tivemos problema com água, por isso agora estamos muito felizes. Sempre sonhei em ter água em casa, só tínhamos uma fonte, mas que com a estiagem secava, quando começara a fazer as valetas para passar os canos eu fui ajudar, pois assim finalmente temos água”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.