Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaEx-jogadores se reúnem para amistoso cheio de emoção e confraternização

Ex-jogadores se reúnem para amistoso cheio de emoção e confraternização

Por Rosemary Piccinini

O campo da comunidade de Itapuca/Anta Gorda foi sede, no entardecer do sábado, 5, do 1º Encontro de Ex-Jogadores, que foi marcado por um amistoso seguido de um jantar de confraternização.

Estiveram em campo amigos de toda a região que fizeram parte de equipes de futebol entre os anos de 1985 e 2010. Um deles é Hernes Spezia, de 75 anos, que recorda a época de jogador. “Eram cerca de 25 jogadores, que suavam a camisa jogando por amor ao futebol, fosse de chuteira ou de pés descalços, já que naquele tempo a chuteira ainda era uma novidade”, disse. Ele lamenta: “Infelizmente, hoje em dia o esporte não está mais tão presente na vida das pessoas como naquela época”, ressaltou ele, que é um dos poucos daquela geração ainda vivo.

- Advertisement -

A iniciativa do evento partiu do sobrinho do idoso, Márcio Spezia, que explica o verdadeiro sentido do encontro: “Creio que esse foi o primeiro de muitos que virão. O objetivo do evento foi promover o reencontro daquelas gerações que jogavam há anos atrás, e mostrar que o futebol não é só competição, que o futebol é a amizade que fica e que o dinheiro não pode comprar. Foi maravilhoso podermos nos reunir, confraternizar, compartilhar histórias, independentemente de termos sido adversários nos jogos antigamente. O que fica fora das quatro linhas é muito mais importante do que o que fica lá dentro”, declara.

Ele ainda lembra: “Recordo que, naquela época, íamos trabalhar mais cedo na roça, com o sol quente, só para podermos sair uma hora antes para treinar nas quintas-feiras. Quando chegávamos no campo, tinham dois times jogando e um esperando para jogar. Era muita gente apaixonada pelo esporte. Isso me leva a ter pena da juventude de hoje, que é voltada principalmente à internet”, disse.

Ele segue: “E naquela época nem havia premiação. Jogávamos por amor e para chegar a uma boa colocação”, frisou, ao ressaltar que a grande maioria dos ex-atletas amadores presentes no encontro do sábado fizeram parte da história da Sociedade Esportiva São Jorge (SER São Jorge) de Itapuca/Anta Gorda. “No evento do sábado, ao convidar essas pessoas, também pudemos agradecê-las pelo que contribuíram no futebol para que a Sociedade Esportiva São Jorge tivesse sempre força nos campeonatos”, salientou.

Ele encerra: “Agradeço, de modo especial, aos atletas da SER São Jorge que já não estão mais presentes fisicamente, inclusive meu pai, Tailor Spezia, e meus tios, Rudimar Spezia e Enilton Spezia, que foram exemplos de atletas na região toda e exemplos de pessoas, pelo respeito e simplicidade com que tratavam seus adversários”, finalizou.

O próximo encontro está agendado para setembro, com data a ser definida. Além de atletas, estarão convidadas a participar também suas famílias.

Hernes Spezia, que deu o pontapé inicial no amistoso, junto ao participante Luiz Dall Orsoletta e prefeito Francisco Frighetto

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.