No início de 2021 a nota do município era 1,85 e agora, no primeiro quadrimestre de 2022, passou para 8,17
Por Fabiana Borelli
O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que leva em conta os resultados alcançados por cada município brasileiro no atendimento à Saúde para fazer o pagamento dos recursos que financiam a Atenção Primária à Saúde (APS), ele determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
Melhoria na nota
A equipe da Secretaria de Saúde de Fontoura Xavier pode comemorar uma sensível melhora na nota do Previne Brasil, e, de acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Souza Santos, isso se deve ao trabalho realizado por todos que fazem parte da equipe. “Quando assumimos a Secretaria no primeiro quadrimestre de 2021, a nossa nota era 1,85, agora, no primeiro quadrimestre de 2022 ela passou para 8,17, saímos da colocação 483 aproximadamente no ranking do Estado para a 47ª posição, isso mostra que todos os esforços da equipe valeram a pena. E vale lembrar que quanto maior a nota mais recursos recebemos”.
O secretário ressalta que para chegar a essa nota o trabalho foi intenso e o atendimento foi qualificado. “Eu sempre falo que é claro que tinha atendimento anteriormente, mas esses atendimentos não eram informados no sistema, faltavam cadastros. Nós fizemos um mutirão, atualizamos todos os cadastros, e com isso passamos a informar os nossos atendimentos, e além disso ampliamos os atendimentos nas Unidades de Saúde”.
Ele conclui: “Hoje nosso atendimento está mais descentralizado, com a ampliação dos atendimentos nas Unidades de Saúde do interior, mudamos também os protocolos, por exemplo, hoje quando uma gestante passa com o ginecologista ela automaticamente passa a ter atendimento odontológico, é uma rede de atendimento que resulta nesse resultado bacana”.
Marcação e consultas e exames
A partir dessa semana os pacientes das Unidades de Saúde do interior de Fontoura Xavier, Gramado São Pedro, Picada Silveira e Campo Novo, contam com um novo serviço que facilitará a marcação de consultas e exames de alta complexidade.
O secretário informa que os pacientes agora podem marcar essas consultas e exames nessas Unidades. “Nós resolvemos descentralizar a marcação de consultas e exames, então, se uma pessoa que é atendida pelo clínico no Campo Novo precisar de uma consulta com um cardiologista, ou de um exame de alta complexidade ela não precisa vir até a cidade para marcar, na sua própria unidade é feita essa marcação”.
Ela conclui: “Essa descentralização deixa o serviço mais ágil, e além disso facilita para os pacientes, pois para muitos deles é muito difícil se locomover até a cidade”.