Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueFontoura Xavier tem um salto nos índices do Previne Brasil

Fontoura Xavier tem um salto nos índices do Previne Brasil

No início de 2021 a nota do município era 1,85 e agora, no primeiro quadrimestre de 2022, passou para 8,17

Por Fabiana Borelli

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que leva em conta os resultados alcançados por cada município brasileiro no atendimento à Saúde para fazer o pagamento dos recursos que financiam a Atenção Primária à Saúde (APS), ele determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

- Advertisement -

Melhoria na nota

A equipe da Secretaria de Saúde de Fontoura Xavier pode comemorar uma sensível melhora na nota do Previne Brasil, e, de acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Souza Santos, isso se deve ao trabalho realizado por todos que fazem parte da equipe. “Quando assumimos a Secretaria no primeiro quadrimestre de 2021, a nossa nota era 1,85, agora, no primeiro quadrimestre de 2022 ela passou para 8,17, saímos da colocação 483 aproximadamente no ranking do Estado para a 47ª posição, isso mostra que todos os esforços da equipe valeram a pena. E vale lembrar que quanto maior a nota mais recursos recebemos”.

O secretário ressalta que para chegar a essa nota o trabalho foi intenso e o atendimento foi qualificado. “Eu sempre falo que é claro que tinha atendimento anteriormente, mas esses atendimentos não eram informados no sistema, faltavam cadastros. Nós fizemos um mutirão, atualizamos todos os cadastros, e com isso passamos a informar os nossos atendimentos, e além disso ampliamos os atendimentos nas Unidades de Saúde”.

Ele conclui: “Hoje nosso atendimento está mais descentralizado, com a ampliação dos atendimentos nas Unidades de Saúde do interior, mudamos também os protocolos, por exemplo, hoje quando uma gestante passa com o ginecologista ela automaticamente passa a ter atendimento odontológico, é uma rede de atendimento que resulta nesse resultado bacana”.

Marcação e consultas e exames

A partir dessa semana os pacientes das Unidades de Saúde do interior de Fontoura Xavier, Gramado São Pedro, Picada Silveira e Campo Novo, contam com um novo serviço que facilitará a marcação de consultas e exames de alta complexidade.

O secretário informa que os pacientes agora podem marcar essas consultas e exames nessas Unidades.  “Nós resolvemos descentralizar a marcação de consultas e exames, então, se uma pessoa que é atendida pelo clínico no Campo Novo precisar de uma consulta com um cardiologista, ou de um exame de alta complexidade ela não precisa vir até a cidade para marcar, na sua própria unidade é feita essa marcação”.

Ela conclui: “Essa descentralização deixa o serviço mais ágil, e além disso facilita para os pacientes, pois para muitos deles é muito difícil se locomover até a cidade”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.