Por Oneide Marcos
Os apaixonados por futsal podem comemorar: o FX está pronto para mais um grande desafio na temporada 2025. Campeão da Série C no ano passado, o time de Fontoura Xavier vai disputar a Série B do Gauchão, com estreia prevista para o dia 31 de maio. Os jogos da equipe continuam sendo realizados no tradicional Ginásio Tio Onofre, palco das grandes conquistas e da energia contagiante da torcida local.
A equipe não é novata quando o assunto é acesso. Em 2022, o FX conquistou o título da Série B, mas optou por não disputar a elite do futsal gaúcho em 2023, onde segundo o presidente, Tiago Zanotelli, devido aos altos custos operacionais da competição, obrigaram a equipe tomar a decisão. “Na época, a quadra não tinha medidas exigidas pela federação. Isso nos obrigava a jogar fora do nosso município, tendo que mandar os jogos para longe da nossa torcida, encarecendo ainda mais nossa participação. Por isso, optamos por não disputar a Série A”, diz o presidente.
Agora, com uma estrutura mais sólida e apoio importante por meio do financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Esporte e Lazer – Pró-Esporte RS Lie (Lei 13.924/2012), o time volta com força total para buscar novos objetivos.
Adversários definidos
O FX está no Grupo A da competição e enfrentará adversários de peso nesta primeira fase:
ALAF – Lajeado
Soberano – Sarandi
AUP – Parobé
Tapejara Futsal – Tapejara
Ibira Futsal – Ibiraiaras
São José Futsal – São José do Inhacorá
AGSL – São Luiz Gonzaga
ASAF – Campos Borges
Já o Grupo B será composto por Santa Cruz Futsal, Nadas Branco, ATLEC, ASSERC, União Castilhense, Giruá Futsal, Vélez Camaquã e David Futsal.
Um projeto que vem dando certo
O Projeto Fontoura Xavier vai além da quadra. Financiado por meio do ICMS que a população paga, ele representa uma importante ferramenta de inclusão e valorização do esporte na região. A presença do FX na Série B é fruto de um trabalho coletivo, que começa com o presidente da equipe, Tiago Zanotelli e une atletas, comissão técnica, apoiadores e toda a comunidade na paixão pelo clube.