Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueInternações por gripe preocupam autoridades

Internações por gripe preocupam autoridades

Porém prefeito comemora avanços na saúde

Por Oneide M. Duarte

Com a chegada do frio, um problema recorrente volta a preocupar as autoridades sanitárias dos municípios da região, e em Putinga não é diferente.

- Advertisement -

“Recentemente o Hospital Oscar Benévolo passou por uma superlotação hospitalar em função da Influenza. Nós tivemos uma superlotação hospitalar nos últimos 15 dias por influenza, mas agora o número está reduzindo. Inclusive tivemos na semana passada pacientes aguardando em casa para que houvesse a liberação de uma vaga no hospital para que fosse internado para ser tratado, então chegamos a este nível na semana passada”, explica o prefeito que também é médico.

“A Influenza, a gripe, acaba gerando a pneumonia viral, ela veio assim, muito porque aconteceu a liberação da máscara, e como a  pneumonia viral  é transmissão oral e secreção via nasal, se alastrou de uma maneira gigante e perigosa, inclusive chegamos a ter pacientes em pré-insuficiência respiratória”, explica o prefeito.

Novos avanços na saúde

Lima também lembra que o município conta com um médico do Programa Mais Médicos, e apesar da mudança de nome para o Médicos Pelo Brasil, onde houve algumas mudanças também na característica do programa, ele continua coexistindo.

“O Médicos pelo Brasil, que é uma nova categoria, esta trazendo médicos brasileiros que fizeram faculdades fora, que era a diferença do antigo Mais Médicos, onde eram médicos estrangeiros que prestavam serviços no Brasil. Então, gradativamente eles foram sendo substituídos e entrou num primeiro momento os  brasileiros com outro nome. A gente foi se informar bem, pois temos um profissional no município que está no programa, mas gradativamente ele vai se extinguir conforme o IDH dos municípios. Então deve se manter em municípios do nordeste ou norte, mas para cá, pelo que a gente se informou, ele deve se extinguir”, afirma o prefeito que acabou saindo do posto de saúde para assumir a prefeitura, mas afirma já ter contratado outro profissional para seu lugar. “No aspecto saúde, foi onde o município mais tem investido desde o início de nossa Administração”, afirma.

Outra conquista que o prefeito destaca é o contrato assinado com o SAMU, onde o município é atendido pela base de Arvorezinha. Lima também enfatiza o atendimento de pediatria no posto de saúde, onde semanalmente uma profissional da área atende. “Temos também um atendimento casado com o Oscar Benévolo, onde temos atendimento com uma dermatologista, com psiquiatra, traumotologista, ecografista. Ao todo são cinco especialidades médicas que nós não tínhamos que agora temos no município”, comemora o prefeito.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.