Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueLeia o Tititi com exclusividade

Leia o Tititi com exclusividade

Chegou nos 18

Nesta semana todos os municípios da região estão iniciando a vacinação dos jovens na faixa dos 18 anos, conseguindo bater a meta de prazo que previa que até o final de agosto toda a população até 18 anos deveria ser vacinada pelo menos com a primeira dose. Isso significa uma grande conquista na luta contra o coronavírus. Porém, não nos permite relaxar, no Estado a variante Delta já faz estragos e já se fala na necessidade da terceira dose.

Brasil dividido

Nesta semana aumentou e muito a temperatura no cenário político do País, após o Congresso engavetar a proposta do voto impresso. Os apoiadores de Bolsonaro começaram a se mobilizar. O cantor e ex-deputado Sergio Reis promoveu uma reunião com produtores de soja e um áudio seu vazou, o que acabou virando chacota. Reis acabou passando mal e ninguém mais sabe informar se ele vai mesmo liderar um protesto. Um outro áudio atribuído à ministra Tereza Cristina também falava sobre o protesto, porém o próprio Ministério se apressou em informar que se tratava de conteúdo fake. Nesta semana o inquérito que investiga uma rede especializada em disseminar fake news indiciou autores de redes e blogs bolsonaristas, acusados de espalharem informações falsas sobre as urnas eletrônicas e estarem sendo pagos para isso com dinheiro público.

Projetos parados

É vergonhosa a situação da Funasa no RS. Responsável pela liberação de recursos para as obras de saneamento em todo o Estado, a fundação está sucateada, com estrutura precária e conta apenas com um engenheiro para vistoriar as obras em todos os 497 municípios do Estado, o qual está no grupo de risco por ser idoso e não trabalha presencialmente desde o início da pandemia.  Na região existem obras paradas há mais de cinco anos. Famílias esperando pela rede de água, pelo banheiro, pelo esgoto e nada. Um caos que já vinha se projetando antes da pandemia e agora se concretiza de forma dramática, uma vez que a higiene é uma forma de conter a propagação e a contaminação pelo coronavírus.

Polêmicas da semana

Vazou de novo

Desta vez não foi trufa, mas um áudio atribuído a um secretário de saúde detonando o prefeito, nele o secretário chama o prefeito de lixo e caco. “Tudo jeitinho carinhoso de tratar”.

Passeando

De ambulância do município, com o filho, no centro com a sirene ligada. Mais um novo jeito de se divertir.

Xico vem de Santa

O prefeito Xico Friguetto deverá aproveitar a visita do vice-governador e do secretário de Turismo no município para apresentar o projeto da Santa. Pelo menos é o que se especula na região. Porém, informações extraoficiais indicam que a Santa não mais seria construída no Morro Travessin, a ideia seria fazê-lo no morro da família Fioreze.

Jaime prometeu e cumpriu

Em pouco mais de seis meses de Governo o prefeito Jaime Borsatto prometeu e está cumprindo a promessa que fez aos agricultores. Nesta semana ele enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que prevê a concessão de incentivos aos produtores rurais. Um projeto que vinha sendo prometido há anos e que agora está saindo do papel. Essa iniciativa deverá motivar os produtores a investirem e também fomentará a geração de mais impostos recolhidos aos cofres públicos, além de emprego e renda.

 Inauguração

Inaugura no sábado, 21, o posto de abastecimento da Cooperfox de Fontoura Xavier, uma bela iniciativa da cooperativa que vai beneficiar os caminhoneiros associados. Eles terão a oportunidade de abastecer os seus caminhões com um custo menor, e, além disso, terão um local de descanso e acolhida. Esse empreendimento mostra a união da categoria para buscar melhores condições de trabalho com menor custo.

 Solidariedade

As cooperativas fazem parte da comunidade, e cada vez mais estão engajadas em auxiliar nas demandas sociais. Em Fontoura Xavier a Cerfox e a Sicredi demonstram a cada dia um maior engajamento com essas questões, elas já doaram alimentos, agasalhos, equipamentos, entre outros. Os seus gestores sempre destacam que essas ações são apenas uma retribuição ao que a comunidade lhes oferece.

 Mudam os pedidos

Sempre se ouviu que as estradas do interior de Fontoura Xavier estavam em péssimas condições de trafegabilidade, com buracos, e ficavam sem recuperação por incontáveis meses e até anos. Agora essa situação mudou, as estradas estão sendo recuperadas, gerando até um curioso pedido, impensável até bem pouco tempo. Moradores de uma comunidade estão pedindo a colocação de um quebra-molas na via, pois como agora a estrada está em boas condições, os carros passam em alta velocidade.

Patrimônio histórico

Há muito tempo o esperado o tombamento das casas Rosa e Ocre de Ilópolis, o projeto em breve deverá sair do papel, e elas deverão ser restauradas e poderão ser apreciadas pela comunidade local, regional e por turistas que visitarem a cidade. Será mais uma opção turística de Ilópolis, que irá se juntar ao Museu do Pão, ao Lago Verde, entre outras atrações. Uma das casas será transformada em pousada e restaurante. Uma boa ideia, pois para desenvolver o Turismo é necessário ter estrutura.

Empreendedorismo 

Mesmo em tempo de pandemia, em que se fala em crise econômica, alguns empresários se mostram corajosos e continuam empreendendo. Exemplo disso, são os proprietários da Distribuidora Coisa Boa de Ilópolis, que estão expandindo os negócios e em breve estarão inaugurando uma filial em Arvorezinha. Mais uma vez a empresária Luzia Tomasini Carlesso mostra que o empreendedorismo é uma de suas mais marcantes características.

Novos Empreendimentos  

Chama a atenção a quantidade de empresas que estão investindo em Arvorezinha e abrindo filiais. Vai inaugurar nos próximos dias a Ortobom e o Ticiani Laboratório, recentemente a Rampaneli Materiais de Construção abriu uma filial em Arvorezinha. E no dia 03 de setembro a Distribuidora Coisa Boa inaugura em frente ao CFC Dall’Agnol, o empreendimento estava em Ilópolis e se mudará para Arvorezinha.

A Câmara precisa ou não de um veículo?  

O presidente do Poder Legislativo de Arvorezinha Clóvis Roman e os vereadores do PDT defendem a venda. Já os vereadores do Progressistas, Guto, Sueli, Tiago, e o vereador do PSDB, Gilson Desengrini, são contrários a venda. O vereador Fabinho, para não se queimar, ficou em cima do muro.   A população não engoliu a história de que a Câmara precisa de um carro de luxo para os vereadores viajarem e botou a boca nas redes sociais. Teve gente levando altos esculachos do povo.

Luizinho na rádio

Não bastasse a votação que não permitiu que Câmara venda o Jeta, o ex-prefeito Luizinho esteve participando do Programa de Rádio do Executivo e desceu o sarrafo nos vereadores que votaram a favor da venda do carro, para que o dinheiro fosse investido na compra de dois veículos para serem usados pelo próprio Executivo. Resultado: Mais bate boca nas redes. O vereador Eberson Coradi, protocolou um pedido para verificar quantos imóveis foram vendidos na gestão de Luizinho e o que foi feito com o dinheiro.

 Troca de bastão

Nos próximos dias os Progressistas de todo o Estado deverão realizar suas convenções municipais. Nesta sexta o Progressistas de Anta Gorda realizará sua convenção para troca da diretoria. Natanael Dametto assumirá a presidência da agremiação, em substituição ao empresário Jairo Casagranda. A intenção do partido é renovar e iniciar uma nova etapa.

Neuro no comando

Um novo partido político está sendo fundado em Arvorezinha. O Republicanos vem aí sob o comando de Neuro Coradi e composto por muito sangue novo na política. Com ideias arrojadas, o novo partido promete fazer a diferença na política local. Além disso, há a possibilidade de que o deputado Dirceu Franciscon assine ficha junto ao Republicanos assim que a janela partidária se abrir.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.