Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueLive Cultural Viva o Talian será realizada no Município

Live Cultural Viva o Talian será realizada no Município

Evento ao vivo em Nova Alvorada ocorre em 24 de maio

Por Manoela Alves

O projeto “Live Cultural Viva o Talian” consiste em realizar um evento online, ao vivo, com distribuição gratuita, no formato de lives, com duração de 90 minutos cada. Ao todo serão 12 municípios contemplados do Rio Grande do Sul: Antônio Prado, Casca, Nova Alvorada, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Paraí, Rolante, Serafina Corrêa, Veranópolis e Vila Flores.

- Advertisement -

Na última semana as entrevistas para o projeto foram realizadas em Nova Alvorada, que sediará o evento no dia 24 de maio, na Casa de Cultura Nayr Menegon, em celebração aos seus 34 anos de emancipação.

Como explica um dos responsáveis pela divulgação do projeto, Roger Trevisan, as lives terão debate sobre patrimônio e preservação, apresentações artísticas locais, além dos saberes e fazeres da cultura de descendência italiana no Brasil.

“Nós entrevistamos moradores de Nova Alvorada, para definirmos o tema do programa, além de saber, pelo que o município é lembrado e reconhecido. A resposta da comunidade quanto ao projeto é muito gratificante, o envolvimento de todos e o reconhecimento do talian e da cultura italiana nas famílias novalvoradenses”, explica Roger.

Os programas serão apresentados em português e no idioma Talian, reconhecido como língua de referência cultural brasileira, com legendas e traduções simultâneas, interpretadas ao vivo, por Edgar Maróstica, o qual é Mestre da Cultura (IPHAN), sendo apresentador, humorista e ator de teatro com mais de 30 anos de carreira.

Ele é considerado um representante referencial do Talian no Rio Grande do Sul. Portanto, o objetivo é salvaguardar esse patrimônio cultural imaterial, evidenciando as expressões artísticas, os talentos locais e essa cultura que está viva nas comunidades e nos artistas do interior, que nesse momento terão esse novo canal de relacionamento com o seu público. Logo, o projeto é destinado sobretudo a valorizar o Talian, como uma referência da cultura gaúcha e brasileira e traduzir sua essência para todo o Brasil, afim de democratizar para perpetuar essa Cultura.

“Deixo meu convite a todos para que assistam o filó Viva o Talian, no dia 24 de maio. Este é um projeto do qual me orgulho em fazer parte, que é difusor da cultura italiana e preservação das nossas origens”, finaliza.

A transmissão será a partir das 19h, no auditório da Casa de Cultura de Nova Alvorada.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.