O projeto tem como objetivo embelezar a cidade com espécies que não danifiquem as calçadas e a rede elétrica
Nos últimos dias os moradores de Ilópolis perceberam que as canelas plantadas nas calçadas e canteiros da cidade estão sendo retiradas. Muitos se perguntam o porquê da retirada dessas árvores que fazem parte da paisagem há anos.
O prefeito Edmar Pedro Rovadoschi explica que essa é a primeira etapa do novo projeto de arborização, que foi apresentado no ano de 2021. “A retirada das canelas é a primeira etapa do novo projeto de arborização. A empresa que fez o projeto da arborização condenou a canela porque ela é muito agressiva, com o tempo as raízes vão destruindo as calçadas, pois o seu crescimento é contínuo”.
Ele salienta: “Então devido a esse fator ao longo dos anos a situação tende a piorar, sem contar que ela vai ser uma árvore alta e pode comprometer a rede de energia elétrica, na verdade a canela vai ser retirada para evitar problemas futuros”.
Cidade mais bonita
O principal objetivo do projeto de arborização é deixar a cidade mais bonita para a população e para os visitantes. “Optamos por fazer esse projeto de arborização que é muito bonito, com flores e árvores ornamentais para embelezar a cidade. Não estamos criticando quem plantou as canelas, quem plantou pensou em fazer uma coisa boa. Não sei qual é o prefeito que plantou, portanto não tem nada contra ninguém. Apenas queremos mudar a cidade para melhor, deixar mais bonita”, afirma Rovadoschi.
Ele acrescenta: “Nossa preocupação também é com o calçamento, pois a canela vai erguendo o calçamento e danificando, mas ali passa os fios da rede subterrânea da iluminação pública, então com o tempo pode quebrar a fiação”.
Segundo o administrador, não são todas as árvores que serão retiradas. “Onde tem erva-mate, ela permanece, assim como outras espécies, o que é bom vai ficar, tem vários pontos que vão ficar as árvores que já estão. A erva-mate permanece, pois, a cidade de Ilópolis não pode ficar sem nenhum canteiro sem ela”.
Início do plantio
A licitação para aquisição de mudas será aberta nesta sexta-feira, 10 de junho. “Assim que sair o resultado da licitação vamos comprar as mudas e em seguida faremos o plantio para aproveitar o período de chuvas. Quanto as calçadas danificadas pelas canelas elas serão arrumadas para padronizar como era antes”, informa o prefeito.
Ele finaliza: “O toco das canelas que foram cortadas vão permanecer até apodrecer, pois se arrancarmos o estrago será muito grande, então eles ficam até apodrecer, creio que em seis ou sete anos eles desapareçam”.