Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaNúmero de associados surpreende diretoria do STR

Número de associados surpreende diretoria do STR

A entidade realizou suas assembleias, ordinária e extraordinária, na última semana

Por Rosemary Piccinini

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Anta Gorda, realizou no dia 29 de abril, no Ginásio de Esportes São Carlos, sua Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do ano de 2021, e a Assembleia Geral Extraordinária para adequação do Estatuto Social.

- Advertisement -

O evento foi destinado aos associados, que participaram em peso, e também contou com a presença da diretoria do STR, do novo coordenador regional Adair Villa, do gerente do Sicredi de Anta Gorda Marcio Bresciani, do secretário municipal de Agricultura Junior Maso, do vereador Cirio Francisco de Freitas, do prefeito em exercício Robledo Andreolli, do assessor dos deputados Elton Weber e Heitor Schuch, Rudi Bagnara, e a da assessora regional do STR Anelise Luiz, que fez a leitura do estatuto.

As manifestações, na ocasião, iniciaram com o coordenador regional do STR, Adair Villa. “É com satisfação que estamos aqui assistindo as assembleias de um sindicato bem organizado”, disse ao se pronunciar sobre o estatuto: “Eu diria que todo o dirigente sindical e todo quadro de associados tem que ler e reler para poder desenvolver um bom trabalho”, salientou.

Ele seguiu explanando: “Passamos por períodos de estiagem, guerra entre países, pandemia, e temos que ser fortes, superar cada etapa e acreditar, pois temos um desafio grande, o de produzir alimentos, já que tem mais gente que come do que aqueles que produzem. Lutamos pelos produtores rurais e precisamos buscar força junto aos governos estadual e federal, e também com nossas agências bancárias”, salientou ao encerrar: “Anta Gorda é uma cidade onde o seu sindicato está de parabéns, assim como o município, pois tudo o que é produzido aqui é alavancado”, pontuou.

Mesa de autoridades

Em seguida fez o uso da palavra o assessor parlamentar Rudi Bagnara, que comentou sobre a liberação de recursos, por parte do Governo Federal para custeio na lavoura de inverno e investimentos dentro da linha do PRONAF. “Acontece que a discussão foi se arrastando dentro do orçamento do Governo Federal, pois não havia mais recursos para custeio e investimento para os agricultores, e era preciso fazer uma alteração no orçamento da União. Assim, teve aquela manifestação em Porto Alegre, da qual os antagordenses participaram, e lá os deputados, junto com a Fetag, tinham se comprometido com a liberação de recursos”, disse.

“Felizmente nesta semana (quinta-feira, 29) no fim da tarde, foi aprovado e liberado um volume de recursos. Porém, como a demanda é alta, não sei até quando vai estar disponível. Só para Anta Gorda vão ser R$ 2 milhões de recursos, imaginem a nível de Estado e Brasil”, considerou ao colocar os gabinetes dos deputados Weber e Shuch, à disposição.

O presidente do Sicredi, Marcio Bresciani, enfatizou a parceria da cooperativa com o STR e explicou sobre o Decreto 11029, do dia 1º de abril, que concede a possibilidade de abatimento nas parcelas de custeio e investimentos para o produtor rural, desde que estas não estejam cobertas por outros seguros agrícolas, e desde que o agricultor tenha tido perda superior a 35% em sua atividade na lavoura.  “O Sicredi procura sempre fazer esses alinhamentos. Seria muito simples para nós só pegarmos a assinatura do produtor – assim como algumas instituições acabam fazendo – e não o orientar da melhor forma. São recursos federais, então tem que haver uma responsabilidade e cuidado com relação a isso. Sempre procuramos alinhar essas situações e orientar os nossos associados pelo caminho correto”, frisou.

De acordo com ele, as parcelas estariam enquadradas até o dia 31 julho. “Mas a gente sabe que o sindicato e a Fetag estão mobilizados para tentar alongar isso. Destaco a importância do sindicato e das entidades dessa classe na luta e na busca por melhores condições para os seus associados”, finalizou.

Secretário cobra maior envolvimento dos jovens nas questões sindicais

O secretário da Agricultura, Junior Maso, expressou em sua manifestação durante as assembleias a necessidade do envolvimento dos jovens. “Gostaria de fazer uma provocação para todos vocês. O STR tem 180 associados que ultrapassaram os 80 anos, e que bom que temos uma expectativa de vida alta. Porém, temos poucos jovens abaixo de 30 anos que fazem parte da entidade. Nós temos oportunidades na diretoria, temos empregos na região, e onde estão os nossos jovens? O que está acontecendo com a nossa juventude?”, questionou.

“Nós temos poucos jovens aqui presentes e é assim em todas as reuniões. Mas e nós, o que estamos fazendo para que os nossos jovens futuramente sejam pessoas capacitadas para liderar sindicatos, prefeituras e entidades? Precisamos refletir e olhar com mais carinho para os nossos jovens, sentar mais próximo deles e cobrar um pouco mais, incentivar um pouco mais e dar um pouco mais de responsabilidade a eles”, alertou.

 Presidente avalia assembleias

Presidente do STR, Delmar Moresco

O presidente do STR, Delmar Moresco, avalia as assembleias. “A primeira assembleia foi a ordinária, onde foram apresentadas as contas do ano de 2021, aprovadas pelos associados; e a segunda assembleia foi a extraordinária, com a alteração estatutária. Todas as alterações foram lidas uma a uma e associados iam aprovando-as, assim como tudo o que foi proposto pela diretoria”, salientou.

“Nós da diretoria saímos muito satisfeitos com essas assembleias pela grande participação dos nossos associados, pelo grande número de sócios, e também pelas aprovações que eles fizeram neste dia. Esperamos que nas próximas assembleias o nosso associado continue prestigiando o STR, entidade da qual ele é dono”, encerrou.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.