Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaquePonto alto da semana de aniversário será a escolha das novas soberanas

Ponto alto da semana de aniversário será a escolha das novas soberanas

O 57º aniversário de Fontoura Xavier será celebrado com uma programação diversificada para envolver a população

Por Fabiana Borelli

Dia 09 de julho, Fontoura Xavier comemora os seus 57 anos de emancipação politico administrativa, e para celebrar essa data tão importante uma vasta programação está sendo organizada.

- Advertisement -

O encerramento das comemorações será com um grande evento, que é a escolha das novas soberanas do município, que acontece no dia 08 de julho, no Salão Paroquial.

Inscrições

Segundo a coordenadora de Cultura e Turismo de Fontoura Xavier, Joselice Pedroso, as inscrições se estendem até o dia 20 de junho, e já estão bem satisfatórias. “Estamos bem felizes com as inscrições, as moças têm vindo se inscrever para representar o nosso município. Devido a pandemia ficamos um bom tempo sem escolher as soberanas e a atual corte ficou por um tempo maior do que o esperado, e então convidamos para que venham se inscrevam”.

Ela acrescenta: “Temos moças lindas, com uma beleza nata, com inteligência e desenvoltura para contribuir com o nosso município”.

 Critérios para inscrição

As interessadas em participar da escolha devem obedecer a alguns critérios como idade mínima de 16 anos até 23 anos completos; residir no município no mínimo há três anos e representar um comércio local, indústria, prestadora de serviços, escola ou entidade do município; estar cursando , e ou concluído, no mínimo o Ensino Médio ou Nível Superior; ser solteira, não ter filhos e não ser gestante; ter conhecimento geral sobre o município; ter disponibilidade de horários para participar das atividades e eventos que ocorrerão no município; além de ter boa conduta perante a sociedade e não estar respondendo a processos judiciais.

 Etapas da escolha

A escolha da nova corte será dividida em cinco etapas, sendo cada uma delas com uma pontuação. “As cinco etapas com as suas pontuações vão fechar 100 pontos. A primeira é objetiva e cultural, a segunda é o desfile em carro aberto no centro de Fontoura Xavier, a terceira a interação com os jurados durante um coquetel, a quarta o desfile final que acontece no baile, e a quinta, com um peso menor, é a venda de ingressos”, conta Joselice.

Ela finaliza: “Os jurados irão somar os pontos de todas as etapas e então conheceremos a nossa nova corte, que agora será composta por quatro meninas, a rainha do município, primeira e a segunda princesa e a senhorita turismo”.

Segundo a coordenadora, os jurados, que serão todos de fora do municípios, já foram convidados.

 O baile

O baile da escolha das soberanas ficará sob a responsabilidade do Lions Clube de Fontoura Xavier. “Quem vai realizar o baile é o Lions, será um baile beneficente, e a ideia é repassar o recurso arrecadado para o Hospital Santa Terezinha”, conta Joselice.

Programação do 57º aniversário

A programação do aniversário está sendo preparada para se estender de 1º a 8 de julho, com atividades organizadas por todas as Secretarias do Município.

Joselice salienta que faltam apenas pequenos detalhes para fechar a programação. “Ainda estamos fazendo os últimos ajustes, pois essa programação está sendo feita pela coordenadoria de Cultura e Turismo, juntamente com a Administração Municipal e as demais Secretarias, que terão um dia para fazer a sua própria programação, então isso demanda ajustes, mas logo estaremos com tudo definido”.

Mas de acordo com a coordenadora, algumas das programações já estão definidas. “Posso dizer que vamos ter palestras, festa junina, exposição de artesanato, e o Fontoura e Movimento, que será realizado pela Secretaria de Educação, Turismo e Cultura, que será um passeio ciclístico e após uma mateada, que será a mateada da fé, onde estarão todas as nossas doutrinas religiosas, que darão uma benção aos presentes e ao nosso município. Então será uma programação variada para envolver a comunidade”.

Outra atração da semana de aniversário é o 1º Encontro da Mulher Rural de Fontoura Xavier. “Esse evento será realizado pela Emater e a Secretaria de Agricultura, então desde já convidamos as mulheres do nosso interior que venham e participem desse encontro”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.