Por Divanei Mussio e Oneide Marcos
No próximo domingo, 15, o Conselho Tutelar de Fontoura Xavier realizará eleição suplementar para preencher vagas em cargos necessários para a realização de seu trabalho, conforme determina a Legislação.
Sirlei Amarante, atual presidente do órgão, explicou como será a eleição. “Temos quatro candidatas concorrendo: Adriana Gonçalves, Jussara Quevedo, Simone Quevedo e Michele. Elas já realizaram as provas, tendo sido aprovadas e estão aptas e preparadas para assumir o cargo”. Serão eleitas uma conselheira titular e uma suplente. A primeira ficará no lugar da própria presidente, que estará se desligando do colegiado no final do ano, e a suplente irá substituir os membros titulares nas suas férias e eventuais afastamentos.
As urnas estarão no ginásio que fica próximo ao Clube Flor da Serra. “O voto para eleger os conselheiros tutelares é muito importante, mesmo sendo facultativo; todas as pessoas que têm título eleitoral podem votar, é bem tranquilo, as urnas estarão abertas o dia todo e não haverá filas longas. Esperamos que a comunidade participe, pois o Conselho é muito importante dentro da comunidade, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, destaca a conselheira.
Ela ainda menciona o fato de, nesse mesmo dia, ter o evento natalino na praça da cidade, então as pessoas podem aproveitar e levar seus documentos quando forem à praça.
Responsabilidade
A falta de candidatos na eleição suplementar de novembro é a causa de outra eleição estar acontecendo. “É uma função de muita responsabilidade, visto que o Conselho trabalha com vidas, com crianças. A função do órgão é ajudar a família na sua educação, observando os direitos e também os deveres dos menores. A família tem o direito e o dever de educar, de ensinar, de corrigir os filhos, exercendo sua autoridade e função, sem o uso da violência, claro”, observa ela.