Por Oneide Marcos
Na sessão plenária da noite da última segunda-feira, dia 24 de março, a Câmara de Vereadores discutiu e votou quatro projetos de lei. O presidente do Poder Legislativo, vereador Claudemir Lodi (MDB), destacou a importância das matérias, que atendem demandas essenciais do município.
Entre os projetos aprovados, está a contratação emergencial de profissionais para a Saúde. Já o Projeto de Lei 23/2025, baixado para estudos, trata de incentivos à cadeia produtiva de aves, suínos, ao setor leiteiro e aos produtores rurais.
Outras duas propostas foram apresentadas em primeira discussão. O Projeto de Lei 17/2025 autoriza o Poder Executivo a conceder transporte a entidades e associações do município. Já o Projeto de Lei 18/2025 trata da regularização de construções clandestinas e irregulares. Sobre este último, o vereador Claudemir Lodi enfatizou sua relevância:
“A gente sabe que todos os municípios enfrentam problemas com construções irregulares. Vejo este projeto como muito oportuno, pois precisamos tomar providências para regularizar essa situação. Camargo é um município exemplar e precisamos resolver essa questão”, afirmou.
O presidente do Legislativo também destacou que os projetos que entraram em discussão agora terão um período para análise e aprofundamento. “Acho que são projetos muito importantes e não vejo problema algum em sua aprovação”, declarou o vereador.
Incentivo ao setor primário
Claudemir Lodi ressaltou a importância do setor produtivo para a economia de Camargo e explicou as medidas previstas no Projeto 23/2025 para fortalecer a produção agropecuária. Para a bacia leiteira, o incentivo será na silagem, como já vem sendo feito. Já na suinocultura, o apoio virá por meio da destinação correta dos dejetos e da construção de terraplanagens para novas pocilgas.
“Além disso, os produtores de aves poderão contar com incentivos para a construção de novos aviários, incluindo terraplanagem, fornecimento de pó de brita e brita em geral”.
O vereador também enfatizou o papel do Poder Executivo no fortalecimento da economia local. Ainda de acordo com Lodi, a Câmara seguirá com as discussões sobre os projetos em pauta nas próximas sessões.