Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaquePrimeiro paciente atendido no TEA de Espumoso é de Fontoura Xavier

Primeiro paciente atendido no TEA de Espumoso é de Fontoura Xavier

 

Por Fabiana Borelli

O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Espumoso, iniciou as suas atividades neste mês de maio, e o primeiro paciente atendido foi um encaminhado pela Secretaria de Saúde de Fontoura Xavier.

- Advertisement -

O secretário de Saúde Eduardo Souza Santos explica como é realizado o atendimento. “Esse centro é uma pactuação do Estado com os Municípios, esse Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Espumoso atende a região 19 da 6ª Coordenadoria de Saúde, que além de  Espumoso e Fontoura Xavier vão atender também Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoão, Mormaço, Soledade, Tapera, Tio Hugo e Tunas”.

Quanto aos agendamentos, o secretário ressalta que é sem burocracia. “Nós ligamos diretamente para o TEA, agendamos os atendimentos com ele, sem burocracia, tudo é muito ágil, e sem custo para as famílias”.

 

Atendimentos

No centro a família encontra um atendimento multiprofissional, e que se fosse pago seria muito oneroso. “Lá os pacientes terão atendimento com neuropediatra, que é um profissional bastante requisitado, e, portanto, é um profissional caro, e lá ele estará disponível de forma gratuita. Também terão atendimento com fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, pedagoga, psicopedagoga, e poderão participar de terapia ocupacional.  Portanto, é um centro completo que dará o melhor atendimento para os autistas”.

Ele completa: “Lembrando que o atendimento é para toda a família, pois ela também precisa estar preparada para ajudar o autista. Para a marcação de um atendimento é necessário os laudos e documentos que comprovam que a pessoa é do espectro autista. E isso nós providenciamos aqui com os nossos profissionais e também fazemos o agendamento”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.