Por Fabiana Borelli
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola Florestal e Ambiental (Emafa) iniciou o projeto de leitura “Libertando Leitores”, o projeto impulsionou as atividades da Semana do Livro no, que aconteceu nos dias 18 a 22 de abril, tendo como protagonistas os alunos de 6º ao 9º ano, coordenados pela professora de Língua Portuguesa, Francine G. de Lima.
O projeto acontecerá durante o ano todo e tem por objetivo proporcionar momentos estimulantes e prazerosos que despertem o interesse e o hábito de todos pelo ato de ler, sabendo que a leitura é a base para a construção do conhecimento.
A professora Francine metaforicamente compara os livros aos pássaros, pois livros foram feitos para serem lidos e pássaros para serem livres. “Quando uma criança não lê, ela não sonha, não imagina, não viaja. E nós queremos que nossos alunos se sintam livres para voarem muito, através da leitura. Pois, mesmo com tantas dificuldades e adversidades, acreditamos e apostamos na capacidade de cada um”.
Para as alunas Taline e Maria Eduarda do 9º ano, os professores devem cobrar a leitura de determinados livros. “A cobrança é uma forma de incentivo para que os alunos abram seus horizontes, conhecendo assim tipologias textuais diferentes”, diz Taline. E Maria Eduarda a afirma: “O grande incentivo para a leitura deve vir da família”.
Pablo, Laís e Viktor, do 8º ano, ainda ressaltam: “atividades como estas, que são desenvolvidas no decorrer do projeto, estimulam a criatividade e a imaginação, nos ajudando a falar e escrever corretamente, pensar com coerência, sermos participativos, criativos, e, acima de tudo, humanos para entendermos uns aos outros”.
A professora salienta que o habito pela leitura é uma construção. “Sabemos que o despertar para a leitura é uma tarefa de engajamento de todos, um processo contínuo que requer empenho, determinação e muito incentivo,” afirma Francine.