Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaquePutinga presente na 51ª Ciranda Estadual de Prendas

Putinga presente na 51ª Ciranda Estadual de Prendas

Evento acontece em Bagé e reunirá prendas de todo o estado

 

O município de Bagé estará sediando de 19 a 21 de maio, a 51ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul – Fase Estadual.  O concurso consiste em três dias de provas, e durante esse período acontecerão provas escritas e artísticas, e dentro da prova artística a prova oral e mostra folclórica. A 14ª Região Tradicionalista (RT) estará sendo representada por sua 1ª Prenda Juvenil, Angélica Berté Fontana, de 16 anos, a qual integra o quadro do CTG Querência Xucra.

- Advertisement -

Angélica conta que está ansiosa pelo evento e que espera representar muito bem a instituição. Ela relata sua trajetória que começou cedo junto ao CTG. “Iniciei minha trajetória tradicionalista quando aos quatro anos ganhei meu primeiro vestido de prenda e ingressei, na época, na invernada dente de leite da minha entidade. Minha paixão pelo mundo das cirandas começou quando vi a grandeza de ser prenda através da minha irmã, por ter sido prenda mirim e juvenil”, conta.

Em 2012, Angélica foi convidada a participar do concurso interno para Prenda Pré-Mirim, na época com sete anos. Depois disso, foi escolhida 1ª Prenda Mirim em 2015, então com 10 anos. “Com 11 anos, participei da 47ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase regional em 2016, e tornei-me a 2ª Prenda Mirim da 14ª RT, gestão 2016/2017. Sucessivamente, participei novamente do concurso interno da minha entidade, em 2019, e consagrei-me 1ª Prenda Juvenil do CTG Querência Xucra, participando no ano de 2021 na fase regional, e, atualmente, da 51ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase estadual”, relata cheia de orgulho.

Sobre a emoção de estar indo representar novamente a 14ª RT num evento estadual, ela diz acreditar que o evento homenageia a verdadeira mulher rio-grandense, e o papel da mulher dentro da tradição gaúcha. “O verdadeiro amor pelo Rio Grande do Sul está dentro de cada um de nós e não pode ser explicado, somente vivido”, diz a prenda.

“Ser prenda, verdadeiramente, é uma opção corajosa e digna do melhor reconhecimento. Fazer-se prenda quando há uma gama de outras ofertas, é o atestado vigoroso de um predicado especial, muito mais valorizado pelas conquistas femininas da atualidade, representadas, principalmente, no direito de escolha e na vontade própria. Com as palavras do saudoso Paixão Côrtes, expresso o meu sentimento, o meu amor e orgulho em poder representar o Centro de Tradições Gaúchas Querência Xucra, da terra do Meteorito, Putinga, juntamente com as demais entidades que fazem parte da 14ª Região Tradicionalista”, finaliza a jovem.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.