Por Fabiana Borelli
Os redutores de velocidade instalados pela CCR ViaSul, na BR-386, em Fontoura Xavier, assim como nos outros locais, foram ligados na última semana.
De acordo com a CCR ViaSul, os 20 redutores estão em fase aferição, que é de sua responsabilidade, e que o início de operação depende da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fases para a operação
O chefe da 4ª Delegacia PRF, em Lajeado, Paulo Reni da Silva, explica as fases a serem seguidas para o início da operação. “Primeiramente a PRF apontou os índices de acidentalidade nos segmentos críticos. A CCR apontou intervenções e ao final chegou-se aos pontos que os aparelhos foram instalados. Agora a concessionária fez a instalação dos equipamentos e está fazendo a aferição dos mesmos”.
Ele acrescenta: “Após eles precisam fazer a entrega para a PRF, e isso ainda não foi feito. Após a entrega a PRF faz visita aos locais e verifica se tudo está em acordo com a resolução 798 do Contran, confecciona o estudo técnico e encaminha para CCR e para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ou solicita adequações. Após tudo aprovado, inicia-se período de testes”.
Ainda segundo Silva, não há como precisar quando os equipamentos estarão em operação. “O prazo é variável, inicia-se a fiscalização efetiva, com a lavratura de Auto de Infração aos veículos que excederem os limites de velocidade”.