Psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionista e fonoaudiólogo qualificam atendimento na área
A secretária de Saúde de Putinga, Betânia Sonaglio, destacou os avanços e desafios enfrentados nos primeiros 130 dias da nova Administração Municipal. Segundo ela, as ações têm sido planejadas com foco na melhoria da saúde pública e no atendimento humanizado à população putinguense.
A equipe da Secretaria de Saúde conta atualmente com quatro médicos atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS), embora um dos profissionais, o médico Rodrigo, tenha sido recentemente nomeado para outro município. A estrutura também inclui dois psicólogos, dois fisioterapeutas (algo inédito no município, que antes contava com apenas uma profissional com carga horária de 20 horas), dois odontólogos, uma nutricionista e um fonoaudiólogo.
“A demanda ainda é grande, mas estamos aperfeiçoando os atendimentos e organizando a lista de espera para garantir que todos os pacientes que aguardam recebam o devido cuidado”, afirmou Betânia.
Convênio com o hospital
A secretária reforçou a continuidade e ampliação de convênios importantes, como o firmado com o Hospital Dr. Oscar Benévolo, que oferece plantão médico de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos finais de semana e feriados, das 7h às 22h. Após esse horário, os atendimentos passam a ser particulares. Além disso, Putinga mantém parceria com o Hospital de Estrela, referência em alta complexidade, o que proporciona maior segurança nos encaminhamentos de casos mais graves.
Outro destaque foi o retorno do convênio com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em casos de emergência, a população pode acionar o serviço pelo número 192. “Com o feriado se aproximando, é fundamental que todos saibam que a UBS estará fechada a partir de 1º de maio. Quem precisar de atendimento deve procurar o hospital ou ligar para o SAMU”, alertou.
A construção da nova Unidade Básica de Saúde também foi mencionada como uma prioridade. Segundo Betânia, a obra busca centralizar os atendimentos, hoje realizados em locais distintos, otimizando os serviços e garantindo maior conforto tanto para pacientes quanto para os profissionais.
Farmácia da UBS
Em relação à farmácia da UBS, a secretária explicou que muitos medicamentos são enviados pelo Estado e a oferta depende da demanda e da prescrição médica. Ela orienta que os pacientes consultem seus médicos regularmente e, em caso de uso contínuo de medicamentos, informem claramente na receita, para que os profissionais possam fazer os pedidos corretamente.
Por fim, a secretária reforçou a importância da vacinação contra a gripe e o cuidado com a caderneta de vacinação das crianças. O “Dia D” da vacinação acontecerá em 10 de maio. A equipe da saúde já vem visitando escolas para atualização dos dados e alerta que todas as pessoas devem procurar a UBS, mesmo quem perdeu a caderneta durante a enchente. Uma nova via pode ser emitida e o esquema vacinal, regularizado.
A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a saúde pública e destaca a importante parceria com o Hospital Dr. Oscar Benévolo. Essa união tem sido essencial para garantir que a população continue sendo bem atendida, mesmo fora do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde.
Quando a unidade básica estiver fechada, a população pode se dirigir ao hospital, onde encontrará uma equipe capacitada e dedicada, pronta para oferecer um atendimento de qualidade.
“Nosso compromisso é com o bem-estar de todos. Cuidar da saúde é uma responsabilidade conjunta entre o poder público e a população. Estamos à disposição para informar, orientar e atender com respeito e dedicação”, finalizou Betânia.