Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueSecretaria da Assistência Social cria Cadastro Social

Secretaria da Assistência Social cria Cadastro Social

A ideia é ter um diagnóstico social do município, com informações de saúde, educação e assistência

A Secretaria de Assistência Social de Fontoura Xavier está criando um Cadastro Social Municipal, para realizar um diagnóstico social do município.

O secretário Antonio Nilton da Cunha, o “Sabá”, conta como surgiu a ideia do cadastro. “Nos reunimos aqui na Secretaria, e em discussão com a equipe achamos necessária a criação de um Cadastro Social do Município, onde terão informações importantes de Saúde, Educação e também de dados assistenciais”.

Sabá ressalta que a ideia também foi discutida com o secretário de Saúde, Eduardo Souza Santos, e da Educação, Laudete Bortoncello Nunes. “Nos reunimos com os secretários, pois esse diagnóstico poderá ser utilizado por eles também. Teremos um banco de dados atualizado, e quando precisarmos consultar qualquer pessoa ou família os dados estarão acessíveis instantaneamente no sistema”.

Os atendimentos nas três secretarias são para as mesmas pessoas. Sabá afirma que com esse cadastro os atendimentos poderão ser melhor planejados. “Com esse diagnóstico saberemos os problemas que temos que atacar, e assim podemos planejar as ações, seja aqui na Assistência, na Saúde ou na Educação”.

Controle social

Com o cadastro será possível ter um melhor controle social. O secretário afirma que até mesmo o controle das doações será possível ser feito. “Conseguiremos saber as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, para que possam receber uma doação, e a gente possa ter um controle e saber para quem destinar, sejam alimentos, roupas ou outro tipo de doação”.

Ele finaliza. “Muitas vezes somos procurados por pessoas pedindo ajuda, e não sabemos qual família já foi auxiliada, assim saberemos quem já recebeu o que. Assim conseguiremos ter uma melhor programação e ajudar ainda mais aos que necessitam”.

Curso Senar

O secretário fala também dos cursos que estão sendo desenvolvidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). “Agora em setembro teremos um curso em parceria com o Senar, que inicia no dia 13 e vai até o dia 16. Será um curso de material reciclável que será ministrado pela professora Neri Casagrande. Durante o curso eles vão confeccionar enfeites de Natal com esses materiais”.

As turmas são com vagas limitadas e Sabá afirma que as inscrições já estão abertas. “As turmas são de no máximo nove pessoas, devido à pandemia. Os interessados devem procurar o Cras e fazer a sua inscrição, pois são poucas vagas”.

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.