Profissional foi contratado por 20 horas semanais e trabalhará com grupos e na academia de saúde
Por Fabiana Borelli
A Secretaria de Saúde e Assistência Social, de Ilópolis, disponibiliza aulas dois dias por semana na academia ao ar livre, localizada na Praça Itália, as quais eram ministradas pelas fisioterapeutas do município, mas agora um educador físico foi contratado para ministra-las, além de atender também em outros locais.
De acordo com a secretária Ana Capra Ecker, com a contratação do profissional foi possível aumentar o número de aulas na academia. “Contratamos o educador físico Gleidson Betella, e assim aumentamos o número de aulas na academia, agora disponibilizamos todas as segundas e sextas-feiras, dois horários, às 7h45min e às 8h45min, com isso quem prefere ir cedo vai, e quem prefere mais tarde tem essa opção”.
Ela acrescenta: “Principalmente com o que passamos na pandemia, quando ficamos trancados em casa, essas atividades são muito importantes, pois fazem bem não só para o físico como para a mente”.
Além disso, o educador físico nas quartas-feiras fará um trabalho especial com o grupo da terceira idade. “Todas as quartas-feiras ele estará a partir das 13h30min, no Centro de Convivência, com a melhor idade, onde a primeira-dama Eliane Salva Rovadoschi realiza atividade com os nossos idosos. Ele fará um aquecimento e alongamento, para depois eles poderem dançar e fazer as outras atividades”, conta Ana.
Atividades lúdicas
O educador físico irá trabalhar com um público bem heterogêneo e por isso afirma que as atividades são mais leves, e com todo o cuidado. “Aqui no Cras e no grupo de terceira idade vamos desenvolver atividades mais lúdicas, brincadeiras que envolvem atividade física, e também o alongamento. Temos diversas idades, e condições físicas e de saúde, por isso não podemos fazer uma carga pesada de exercícios”.
Ele acrescenta: “Da mesma forma, na academia de saúde também preciso dosar a carga de exercício, pois ali também temos pessoas nas mais diversas condições. Mas é uma atividade que leva mais saúde, além de proporcionar uma integração que é muito salutar”.
