Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueSecretário de Agricultura diz estar satisfeito com a atuação da pasta

Secretário de Agricultura diz estar satisfeito com a atuação da pasta

Estar preparado para quando surgirem as oportunidades sempre é uma boa alternativa para adquirir mais conhecimentos

 

Por Manoela Alves

O secretário de Agricultura do município de Ilópolis, Jurandir Marques, fez uma breve avaliação sobre os trabalhos desempenhados pela pasta ao longo do ano.

“Nós estamos concluindo o ano de 2024 e Secretaria de Agricultura está satisfeita com os resultados e com o andamento dos trabalhos, haja visto que, nos últimos meses, concentramos os esforços nos atendimentos clínicos aos animais, trabalhos de grampo na propriedade rural, ou seja, grampear o solo para ele ficar mais bem preparado, fizemos serviço de grade para os agricultores, principalmente para o plantio de milho”, iniciou.

Ele ainda agradece aos produtores rurais. “Agradecemos por terem a paciência de esperar para chegar o seu dia para o plantio. Nós julgamos que conseguimos atender da melhor maneira possível os nossos agricultores, e acima de tudo fazer com que a agricultura do município continue em ascensão”, declarou.

Sobre o atendimento na propriedade, ele comenta: “Os estragos feitos pelas enxurradas foram muito grandes, atingindo a infraestrutura das propriedades rurais, as estradas, enfim. O município tinha uma estrutura montada para atender uma demanda normal, mas com esses fenômenos que aconteceram, é claro que a demanda aumenta e a capacidade de executar não supre”, salientou.

Ele, que permaneceu oito anos atuando frente à pasta da Agricultura, ainda coloca: “Estive sempre imbuído de fazer o melhor para a nossa comunidade e para o setor primário. Se de repente não conseguimos fazer algo, não foi por falta de esforços. Nas reuniões do conselho, os conselheiros trazem a satisfação da forma como é feito o atendimento, pois além de recepcionar bem os produtores aqui na Secretaria de Agricultura, assim que recebemos a demanda, vamos até a propriedade fazer uma visita para ver onde vai ser executado o trabalho. Posteriormente à execução do trabalho, voltamos à propriedade para ver se foi bem executado. É uma alegria muito grande porque vemos o sorriso, a alegria das pessoas em poder nos receber e, acima de tudo, compartilhar conosco o bom atendimento que julgamos ter feito”, destacou.

 

“Está aí uma grande oportunidade para inovação no setor ervateiro”

Marques, que é um defensor da erva-mate, fala sobre as conquistas do setor hoje. “O setor ervateiro, nos últimos dez anos, saiu de uma inércia para poder entrar em sintonia com o que o mundo está querendo, com o que o consumidor está querendo. E o setor ervateiro, através da organização dos atores da cadeia produtiva da erva-mate, tem feito um trabalho que conseguiu chamar a atenção de parceiros, de universidades, de governos e de outras entidades, que enxergaram esse potencial que nós temos enquanto região”, frisou.

“Eu acredito que esse é o caminho que precisamos continuar a trilhar. Nós não chegamos ainda onde gostaríamos, nós temos muito a percorrer ainda, mas para que isso aconteça, nós precisamos de mais união, mais esforço, que cada um faça a sua parte. Nós não podemos ficar esperando que as oportunidades apareçam na nossa porta. Temos que nos preparar para, quando elas apareçam, possamos ofertar o que o consumidor quer. A erva-mate tem um potencial extraordinário, fantástico, basta continuarmos a fazer estudos, pesquisas e principalmente nos unirmos cada vez mais”, frisou.

O secretário ainda pontua: “Está em andamento a Indicação Geográfica, a rastreabilidade em erva-mate, a certificação florestal, o curso de boas práticas de produção de erva-mate, o curso de boas práticas de transformação da erva-mate, mas principalmente está aí uma grande oportunidade para inovação no setor ervateiro, no sentido de ofertar o produto erva-mate de outras formas. E o mundo quer isto. O mundo está buscando isso. Nós precisamos nos preparar. Estamos nos preparando. Às vezes não é tão fácil, porque cada um tem os seus interesses, mas se olharmos na mesma direção, de progresso, de crescimento, de qualidade, de desenvolvimento, com certeza, os ganhos serão enormes para todo o setor”, finalizou.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS