Após cinco meses à frente da Secretaria de Turismo e Cultura de Ilópolis, o secretário Francisco Paulo Rodrigues Mestre, o “Xyko Mestre”, deixou o cargo.
Além da Secretaria, Xyco atuava junto ao Coral Municipal e ao Coral Italiano, turmas que ele idealizou e criou.
O secretário reside em Serafina Corrêa e afirma que a distância impossibilitou a sua permanência à frente da Pasta. “Eu me senti muito feliz quando recebi o convite para ser secretário de Turismo e Cultura de Ilópolis. Enquanto estive na Pasta me dediquei e iniciei vários projetos, como o da Fábrica de Gaiteiros, a volta da canoagem ao município e a rústica noturna. Mas a distância entre Ilópolis e Serafina Corrêa e estar longe da família impossibilitaram a minha permanência”.
Ele acrescenta: “Tenho raízes em Ilópolis, minha esposa é daqui, sou grato por esse tempo que passei como secretário, me retirei, mas o trabalho e os projetos continuam”.
O prefeito Edmar Pedro Rovadoschi também falou sobre a saída de Xyco da Secretaria. “O Xyco fez um ótimo trabalho na Secretaria de Turismo e Cultura, mas infelizmente, por motivos pessoais, precisou sair. Sentimos que ele não possa continuar, mas temos que entender e respeitar a decisão dele”.
Ainda, de acordo com o prefeito, ainda não há um nome definido para assumir a Secretaria.