Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueSenai está oferecendo curso de costura

Senai está oferecendo curso de costura

Por Oneide Marcos/ Willyan Pedroso

 

Na última terça-feira, 3, no município de Fontoura Xavier, uma carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) parou no município, oferecendo um curso de costura. Fabio Silva Lunks, agente de relações com o mercado da instituição, explicou sobre o curso que começou a ser oferecido desde hoje, quinta-feira, 5: “A unidade móvel de confecção é uma das unidades que o Senai possui para atendimento de várias cidades, onde a instituição não tem unidade fixa, e a partir de hoje iniciamos o atendimento do curso de corte e costura industrial, que é um curso que está sendo organizado através do programa RS Qualificação, do Governo Estadual, em parceria com o município, e o Senai se torna o executor desse projeto”.

Lunks falou sobre a inscrição no curso e quem pode participar: “As inscrições já foram conduzidas pelo município, através da Secretaria de Administração, então, a princípio, estão com as vagas encerradas; mas se as pessoas tiverem interesse, devem ir até a secretaria, que também há cursos que estaremos ofertando. Esse curso terá 15 alunos que irão participar. É um curso completo; temos a condição de atender toda a parte de corte e costura, há uma estrutura que se transforma em um laboratório de costura industrial”.

O agente falou sobre os participantes do curso poderem se qualificar para o mercado: “O aluno tem a condição de estar se qualificando para estar trabalhando em alguma empresa, assim como, também, estar iniciando seu próprio negócio, de maneira autônoma; fazendo pequenos reparos, iniciando um serviço de costura. Os cursos serão ministrados pelo nosso instrutor, José Américo, instrutor de muitos anos da Senai, que acompanhará a carreta”.

Lunks falou sobre a durabilidade do curso: “A durabilidade do curso será de 80 horas de duração, oito horas por dia, tarde e noite, durante dez dias. Nós do instituto consideramos uma carga horária menor que aquelas em que um funcionário trabalha, temos cursos que ultrapassam as 500 horas, mas é uma carga horária que inicia a profissão de costura; então, a pessoa fica com um conhecimento para o trabalho posterior. Nossa unidade fica lotada em Farroupilha, só que ela atende em todo o estado do Rio Grande do Sul; onde tivermos necessidade de atendimento e não tivemos uma unidade local para atender, utilizamos as unidades móveis”.

O agente finalizou afirmando que o instituto está presente em todo o estado: “O Senai Rio Grande do Sul atende todo o estado; temos unidades fixas, em algumas cidades com maior atividade industrial, e as unidades móveis se tornam um ‘braço’ do instituto para atender onde não temos uma sede fixa, então conseguimos rodar o estado, fazendo atendimentos e a formação profissional, em parceria com os municípios, indústrias e outros órgãos públicos”, finalizou Lunks.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS