Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueTi...Ti...Ti...

Ti…Ti…Ti…

Quarentena de luxo

A viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos novamente é cercada de polêmicas e porque não admitir, que está sendo um fiasco. Com a confirmação de que o próprio ministro da Saúde, que acompanha o presidente, testou positivo para a Covid, além de outro integrante da comitiva, correu o mundo a imagem de Queiroga apertando a mão do Premier Boris Jonson, o que o obrigou a fazer o teste para Covid. A situação embaraçosa está obrigando até Bolsonaro a cumprir cinco dias de quarentena nos Estados Unidos. Toda esta situação expõe o Governo que se nega a adotar cuidados básicos a uma situação bem embaraçosa, para não dizer outra coisa.

 

Preço da gasolina

Vinte governadores enviaram uma carta conjunta ao Governo Federal sobre o aumento dos preços dos combustíveis. Nela afirmam que nenhum Estado aumentou neste período a alíquota dos impostos no período, porém, os preços aumentaram 40%.

 

Precisa esfriar

Em pleno ano eleitoral, leia-se 2022, a equipe econômica do governo precisará aumentar os juros e as taxas e adotar medidas para esfriar a economia na tentativa de reter a escalada da inflação. Normalmente em anos eleitorais, a estratégia é baixar tudo e flexibilizar ao máximo para estimular a economia, visando reforçar o otimismo e a ideia de pujança do País. Tudo indica que a medida gerará muito bate-boca no governo. Nos últimos meses os juros já foram elevados pela quinta vez consecutiva e as especulações pairam sobre a possibilidade de a taxa Selic atingir os dois dígitos.

 

Namoro

Em uma entrevista coletiva com a imprensa sobre os 52 anos da Coagrisol, realizada nesta semana, a relação de intercooperação entre a Coagrisol e a Cotrijal foi classificada de “namoro”, onde muitos benefícios desta relação foram destacados. Lá pelas tantas, alguém se arriscou e perguntou sobre o casamento, como seria? A resposta imediata foi de que “para existir casamento é preciso que os pais concedam a mão da noiva”, no caso, é preciso a autorização dos associados.

 

Eleição

Acontece hoje a eleição da Cerfox. O pleito está judicializado e já deveria ter ocorrido em março de 2021. Em função da pandemia e da morosidade do Judiciário, só agora em setembro a eleição está sendo realizada de acordo com as regras que alteram os estatutos da cooperativa, aprovadas pelos associados em assembleia.

 

Alerta em Anta Gorda

Pelos estudos realizados pelo STR e pela Secretaria Municipal de Agricultura, se nada for feito, em breve a “Terra da Festleite” poderá perder relevância na produção de leite, devido à desistência de dezenas de pequenos produtores. Encurralados com o aumento dos custos de produção, com os baixos preços e a falta de incentivos, entre outras dificuldades, os produtores estão desistindo da atividade e isso poderá gerar um sério impacto na economia do município. O leite representa dinheiro nas mãos das famílias todo o mês, ele também gira uma cadeia produtiva importante em seu entorno, pois a atividade demanda de serviços, insumos e produtos. Por mais que as indústrias demostrem pouca preocupação, em função de os maiores produtores sempre estarem investindo e aumentando a produção, a situação deve preocupar a gestão pública e a sociedade como um todo. Afinal, qual será alternativa destas famílias? Com menos dinheiro nas mãos das famílias e menos produção, cairá o consumo e se reduzirá o volume de dinheiro circulando no comércio local.  De 2019 para 2021, quase 50 famílias desistiram da atividade, a previsão é de que nos próximos meses um número ainda maior também pare. Com isso, agropecuárias, fornecedores de insumos, mercados e lojas deverão sentir o impacto.  O Poder Público precisa mais do que nunca adotar medidas para auxiliar os produtores. Ampliar os incentivos seria uma das apostas viáveis.

 

Produção Subsidiada

No Uruguai, por exemplo, a produção de leite é subsidiada pelo Governo. Lá o País tem tradição na produção leiteira e o governo olha muito para as situações das famílias, buscando melhorar sempre as condições e o ambiente propício para a produção. Se a gestão Xico compreender que é possível incentivar a produção de leite no mesmo formato que se incentiva a produção de aves e suínos, poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas e na economia local.  Em alguns municípios da região se paga um valor por cabeça de ave ou suíno criado. Anta Gorda poderia criar um subsídio e pagar um percentual por litro de leite produzido no município. Afinal, toda a produção leiteira também sai com nota fiscal das propriedades, a exemplo do frango e do suíno.

 

MDB e o futuro?

O MDB de Anta Gorda tem discutido internamente o seu futuro. Algumas das lideranças não escondem a intenção de abandonar a sigla e fundar o Novo, partido do deputado Marcel Van Hatten. Porém, há um apelo interno para que o grupo não se divida em virtude das contendas geradas pela última eleição. Para recompor o partido, o nome do advogado Fabio Cenci tem sido cogitado para assumir a presidência do partido. Uma das condições para que Cenci aceitasse a empreitada seria de que o grupo se mantivesse unido.

 

Preto está sendo lançado

O PT do RS está lançando o nome do deputado Edegar Preto como candidato a Governador do RS. Preto é um dos deputados mais radicais da esquerda. Defensor e integrante dos movimentos sem terra, já participou de invasões e defende de forma ostensiva as bandeiras do socialismo.

 

Sem coligação

Com derrubada da emenda que previa coligações de partidos para a eleição de deputados e senadores, muita coisa vai mudar no cenário político. Os “partidos de aluguel” e pequenos partidos não poderão mais se aproximar das siglas maiores para poder contar com a sua densidade eleitoral e eleger seus representantes. Agora, para conquistar uma cadeira será preciso ter votos de verdade. Os partidos precisarão atingir o coeficiente eleitoral para poder eleger seus representantes, a exemplo do que aconteceu na última eleição municipal. Essa situação coloca em cheque a decisão de muitos políticos que aguardavam a abertura da janela eleitoral para migrar para outros partidos. Agora a situação muda de figura e os partidos novos perdem força.

 

Ânimos exaltados na Terra do Pinhão

As sessões da Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier têm se caracterizado por debates acalorados entre os vereadores. Tudo gera discussão entre os vereadores de oposição e alguns da situação. As indicações têm recebido críticas, com a justificativa que o PT estava no poder até o ano passado e não fizeram, e agora querem cobrar. Na discussão todos têm as suas razões, sim poderiam ter feito muitas coisas que hoje estão cobrando, mas da mesma forma, cobrando estão cumprindo o papel dos vereadores que é representar o povo e seus anseios.

 

Constrangedor

Os debates entre os vereadores por vezes acabam sendo constrangedores para os colegas, que não sabem como agir ao ouvir algumas alegações e o palavreado utilizado. E os espectadores que assistem de casa ou ouvem pela rádio, o que será que pensam dessas discussões que algumas vezes acabam sendo até ofensivas? Muitos assistem para saber dos projetos para o município e o que podem melhorar suas vidas e acabam vendo discussões que na maioria das vezes não levam a nada.

 

Em busca de soluções

O problema na ERS-132 entre os municípios de Camargo e Vila Maria é antigo, mas neste momento já deveria estar sendo resolvido, pois o plano de recuperação já foi anunciado há meses. Mesmo assim, a prefeita Jeanice e o vice João não cansam de ir até o Daer cobrar por soluções, eles não esperam pela boa vontade do Estado, eles cobram resoluções e irão continuar cobrando.

 

Ele está voltando

Anunciado nesta semana para voltar à frente das escolinhas de futsal de Camargo, Lucas Radin está empolgado para continuar o trabalho que realizou nos últimos seis anos. Um apaixonado por futsal e pelo Guarani, Lucas retorna tanto para as aulas como para a coordenação de esportes. Esse é o reconhecimento de todo um trabalho muito bem feito.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.