Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueTribunal de Justiça derruba liminar e delegados vão eleger o Conselho

Tribunal de Justiça derruba liminar e delegados vão eleger o Conselho

Com a decisão do TJ, processo eleitoral poderá ser retomado e a eleição será decidida pelos delegados

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul julgou no dia 12 de agosto, o Agravo de Instrumento da Cerfox, que buscava reformar a decisão da Comarca de Soledade que concedeu liminar à Chapa 2 das eleições da cooperativa, liderada pelo prefeito de Barros Cassal, Adão Reginei dos Santos Camargo.

A decisão da 12ª Câmara Cível foi pelo provimento do Agravo, os desembargadores foram unanimes na decisão.

Com a decisão dos desembargadores volta a valer o Estatuto de 2020, que tinha sido suspenso pela decisão revogada.

Dessa forma, a eleição para o Conselho Administrativo da cooperativa será decidido pelos delegados eleitos pelos associados nas miniassembleias.

A advogada que representa a Chapa 2, Eliza Maria Zeni, afirma que a decisão de recorrer da decisão ainda será tomada. “Precisamos analisar o acórdão que ainda não foi disponibilizado na íntegra, para após isso definirmos se vamos recorrer ou não”.

Ainda de acordo com a advogada, a contagem de prazos para recurso só inicia após a intimação da decisão. “As partes ainda não foram intimadas da decisão, só após a intimação que veremos que tipo de recurso utilizar e se vamos recorrer”.

Processo eleitoral

Com a cassação da liminar, o processo eleitoral será retomado. A advogada da Cerfox, Cariana Ruas Balestreri, afirma que será feita uma reunião com a comissão eleitoral para dar andamento ao processo. “Vamos nos reunir com a comissão eleitoral na próxima semana para definir datas e prazos. Esse agravo decidiu que está valendo o Estatuto aprovado em assembleia em setembro de 2020, não há uma decisão final do processo, mas aquela liminar que eles haviam ganho nós revertemos, o processo para anular a assembleia continua, e as eleições vão sair com o Estatuto aprovado em setembro”.

“Associados saíram vitoriosos da ação”

O atual presidente da Cerfox e candidato à reeleição pelo Chapa 01, Diógenes Laste, fala do processo eleitoral e da forma de votação. “Bom, eu quero agradecer a todos, os 16.800 associados por terem cautela, esperar e aceitar uma decisão judicial, porque todos nós precisamos atender às normas da lei. Quando nós da diretoria pensamos mudar a representatividade e eleger os delegados de cada comunidade, como todas as cooperativas estão fazendo, e aquelas que ainda não fizeram vão fazer, não foi jamais pensando em diminuir o contato com os associados, diminuir o poder dos associados. Muito ao contrário, foi para poder se aproximar mais de ter um líder em cada comunidade acima de 20 associados que nós procuramos realizar essa maneira de conduzir as eleições”.

Ele completa: “Nós vamos estar lá na comunidade com os delegados uma vez por ano. Não é como estava sendo realizado até agora, nós vamos estar lá. Infelizmente por causa dessa pandemia que nós não conseguimos realizar esse ano, mas a partir de agora eu tenho certeza que vai amenizar e nós vamos poder estar nas comunidades de cada associado”.

O presidente afirma que as pessoas devem ser valorizadas e que esse é o seu objetivo. “Nós, eu especialmente na condição de presidente, sempre procurei valorizar as pessoas, pois elas são o coração da cooperativa. Desde jovem quando eu fui pela primeira vez tesoureiro no Grêmio Estudantil procurei trabalhar certo, sempre com a humildade que aprendi com meus pais”.

Laste afirma que faz uma gestão em conjunto com os demais integrantes da Cerfox, onde todos têm espaço e são ouvidos e assim quer seguir. “Assumi como presidente da Cerfox em 20 de maio de 2019, e procurei levar essa missão e dividir o trabalho com os meus colegas, nós conduzimos a nossa cooperativa até o dia de hoje de uma forma transparente e verdadeira. Então, quem ganhou na justiça não foi o Diógenes, foram os associados da Cerfox, foram as pessoas que acreditam que existe sim pessoas verdadeiras”.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.