Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueTurismo foi o tema do 1º Jantar da Região Alta Empreendedora

Turismo foi o tema do 1º Jantar da Região Alta Empreendedora

Projetos turísticos foram apresentados aos presentes como forma de estimular investimentos e novas iniciativas

O Turismo é um tema que está em alta no Vale do Taquari, desde a construção do Cristo Protetor. Para apresentar o projeto do Cristo e do Boulevard Encantado, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) promoveu na quinta-feira, 07 de julho, o 1º Jantar da Região Alta Empreendedora.

Participaram do encontro prefeitos, vereadores, empresários e entidades representativas, que discutiram sobre os potenciais turísticos e de negócios que virão com o Cristo Protetor.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, falou sobre e os Projetos de Lei do Plano Diretor nas áreas de influência do Cristo e o Jardim do Acolhimento. “O Cristo Protetor não vai desenvolver somente Encantado, mas toda a região, mas para explorarmos de maneira correta precisamos preservar a natureza, e para isso vamos criar toda a infraestrutura necessária. E o Jardim do Acolhimento será uma área de contemplação da natureza, onde não haverá circulação de veículos”.

Após o prefeito falar do entorno do Cristo, membros da Associação Amigos do Cristo Protetor apresentaram o projeto do complexo, o que já está construído e o que ainda está em desenvolvimento. De acordo com Rafael Fontana, quando o complexo estiver finalizado terá capacidade de receber oito mil pessoas simultaneamente, e a previsão é receber 400 mil visitantes ano.

Empreendimentos privados

Como exemplo de como o setor privado pode se beneficiar com o Cristo Protetor, investindo em turismo de negócios, o psiquiatra Fabio Vitória apresentou os projetos do Boulevard Encantado, e Vinícius Diettrich falou sobre o Multiverso Experience.

O Boulevard Encantado é um centro de compras, lazer, contemplação de belezas naturais, gastronomia, cultura, eventos, entretenimento, experiência tecnológica e hotelaria, que será construído na estrada de acesso ao Cristo Protetor.

Os turistas terão à sua disposição o Hotel Encantado, da rede Laghetto, um rooftop com vista panorâmica para o Cristo Protetor, Lagoa da Garibaldi e o Vale. Também haverá um Solarium Gastrô, restaurantes, incluindo drive thru, e praça de alimentação ao ar livre e adega. Na área externa os visitantes poderão usufruir de um espaço de lazer com dois mirantes, um com vista para a lagoa e outro com escada para o monumento, além de estacionamento e bicicletário.

Vitória falou sobre projeto. “O Boulevard será construído de frente para a Lagoa da Garibaldi. O complexo foi inspirado na natureza da região e projetado para se integrar ao relevo e exaltar suas belezas.  Ele terá estação de tratamento de esgoto, energia fotovoltaica e utilização da água da chuva. O Boulevard terá 21 lojas, estacionamento para 120 veículos, mirante e salão de eventos e bicicletário”.

Ele continuou: “Para o hotel estão previstos 86 apartamentos, 40 vagas de estacionamento, piscina térmica, SPA, academia, restaurante panorâmico e três elevadores”.

Diettrich também explicou sobre o Multiverso Experience. “Será um local para eventos, seja de negócios, festas e até de educação, com o Multiverso podemos levar as pessoas para onde quiserem”.

Churrascaria & Paradouro

Mais um empreendimento será inaugurado próximo ao Cristo Protetor, é a Churrascaria & Paradouro Cristo Protetor, que abre suas portas no dia 26 de julho.

A churrascaria terá capacidade para receber 240 pessoas, e a cafeteria 60. O atendimento será das 7h às 20h na cafeteria, e das 11h às 14h, na churrascaria. A estrutura do empreendimento contará com mirante de observação ao Cristo Protetor, espaço kids e empório com produtos locais.

De acordo com sócios do empreendimento, Sabino Pagliarini, Sandra Luiza Winck e Anderson Winck, as reservas já estão quase lotadas para os meses de agosto, setembro e outubro.

 

Participação

Participaram do evento os prefeitos de Itapuca, Marcos Scorsatto, Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, Doutor Ricardo, Alvaro Giacobbo, Putinga, Paulo Lima e Anta Gorda, Francisco Frighetto.

Além dos prefeitos também estavam presentes vereadores e presidentes das Associações Comerciais de Arvorezinha Fabiano Basso e Ilópolis Fabio Dorigon.

Giacobbo avaliou como muito positivo o evento. “Por ser o primeiro foi um evento muito bom, estão aqui empresários, políticos, pessoas que realmente querem o bem da região alta do Vale do Taquari. É o início de uma nova etapa para a nossa região, temos muito trabalho a fazer, mas com a união dessas pessoas que estão aqui tem tudo para dar certo”, falou o prefeito de Doutor Ricardo.

Para o prefeito de Ilópolis Edmar Pedro Rovadoschi, os outros municípios devem se espelhar em Encantado quando o assunto é Turismo. “O que vimos no jantar é um município unido em torno de uma causa, pois veja, o Cristo foi construído pela iniciativa privada, agora mais uma área foi doada para o Jardim do Acolhimento. O município não vai precisar investir muitos recursos. Além disso, tem o Boulevard Encantado que também é de investidores. Então, a comunidade abraçou a causa e todos vão ganhar com isso”.

Ele acrescenta: “É isso que precisamos nos nossos municípios, que empreendedores acreditem no Turismo e que invistam. Temos muitas atrações em Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis, Putinga, Itapuca e Doutor Ricardo. E como disseram, a visitação ao Cristo dura cerca de 40 minutos, então o turista pode visitar outros locais, mas para isso precisamos estar preparados.

O empresário Fabiano Basso ressaltou que o evento serviu para provocar políticos e empresários para evoluirem na questão estratégica que envolve o turismo. “Esse evento buscou incentivar o empreendedorismo, mostrar o potencial da nossa região, e o que podemos investir sempre com a proteção do Cristo Protetor, trazer o turista para a região e fazer com que ele gaste e invista no nosso comércio”.

Por outro lado, Fabio Dorigon ressaltou a demonstração de união da região alta. “Percebemos que temos aqui vários companheiros de associações, prefeitos, vereadores, isso mostra a força da nossa região que apesar de ser pequena tem que ter uma união, para buscarmos melhores estradas e condições para desenvolver o turismo. Mas para isso precisamos de organização e união, não adianta cada um fazer o seu, todos tem que fazer juntos para que possamos ganhar no final”.

Objetivo alcançado

O presidente da ACI-E, Alex Sandro Herold, afirmou que o objetivo foi totalmente alcançado, e se disse emocionado com a resposta da comunidade ao convite para o 1º Jantar da Região Alta Empreendedora. “Esse  evento alcançou o seu objetivo, de integrar os municípios da região alta, todos são importantes para o desenvolvimento da região, poder público, sociedade civil, empresarial organizada, iniciativa privada, universidades, para a gente começar a pensar estrategicamente o Vale do Taquari, a região alta do Vale do Taquari nesse novo contexto nesse momento ímpar que a gente está passando de oportunidades, pelo Cristo Protetor que está de certa forma sendo um marco, de uma nova vocação econômica da região alta que é a vocação do turismo”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.