Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueUma data que une duas das maiores tradições gaúchas

Uma data que une duas das maiores tradições gaúchas

Chimarrão e churrasco. Dois conectores sociais que aproximam as pessoas. Duas tradições que surgiram no Sul e ganharam o mundo. Instituído pela Lei Estadual 11.929, em 20 de junho de 2003, o Dia do Chimarrão e do Churrasco, celebrado em 24 de abril, evidencia as principais culturas gaúchas. A escolha do dia trata-se de uma homenagem à fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha (CTG) do mundo, o CTG 35, fundado em 24 de abril de 1948, em Porto Alegre.

 

A origem do chimarrão

- Advertisement -

Por volta do século XVI, colonizadores espanhóis chegaram às terras brasileiras, onde hoje fica o estado do Paraná. Na localidade viviam tribos de indígenas Guaranis, que costumavam consumir uma espécie de chá servido em porongo.

A bebida não era bem vista pelos padres jesuítas, por não saberem do que se tratava e trazer à memória a ligação de infusão de ervas com a bruxaria, o consumo do mate foi proibido. O impedimento não durou muito tempo, e, no século XVII, os próprios jesuítas incentivaram seu uso em combate ao alcoolismo.

Com o passar do tempo, o hábito de tomar chimarrão foi passado dos indígenas para os colonizadores que experimentaram e gostaram do sabor da bebida. Logo, eles criaram utensílios para aprimorar e enfeitar essa prática. O aumento no consumo, consequentemente, gerou aumento da produção da erva-mate. O crescimento foi tanto, que chegou a ser a mais importante atividade econômica brasileira até 1632.

 

A origem do churrasco

Conforme os fatos históricos, a origem da carne assada remonta ao tempo das cavernas, quando o homem primitivo, ao dominar as técnicas de fazer fogo, percebeu que sua comida (a caça) ficava mais saborosa e durava por mais tempo quando assada.

Já o churrasco, como conhecemos no Brasil, é oriundo do Pampa, região da América do Sul, que reúne Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que habitavam a costa das três Américas. Eles assavam a carne ao ar livre, numa fogueira sobre pedras, com auxílio de uma grelha de madeira verde.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.