Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaVereador demonstra preocupação com a cadeia leiteira do município

Vereador demonstra preocupação com a cadeia leiteira do município

Volmir Ferrari e vice-prefeito Robledo Andreoli levaram a pauta até Brasília

Por Rosemary Piccinini

Apenas um Projeto de Lei, o 029/2022, de autoria do Executivo, esteve em pauta na sessão ordinária do Poder Legislativo de Anta Gorda, realizada na noite da terça-feira, 14 de junho.

- Advertisement -

Ele altera a redação do artigo 102, caput da Lei Municipal 1.502/2005, de 10 de outubro de 2005, que rege o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais e que passa a vigorar com a seguinte redação: “É obrigatória a concessão e gozo de férias nos 12 meses subsequentes à data em que o servidor tiver adquirido o direito, devendo ser gozadas da seguinte forma: em dois períodos de 15 dias cada ou em um só período de 30 dias. O projeto foi aprovado por unanimidade.

 

Pedidos de Providências

O vereador Tiago Toldo apresentou o Pedido de Providências 006/2022, solicitando ao Poder Executivo Municipal que providencie a realização de um sistema de cadastramento de túmulos, jazigos e sepulturas nos cemitérios municipais, com o objetivo de identificar situações de abandono e falta de identificação, podendo ser convocados os familiares ou responsáveis para providências. Ele justifica que a medida visa melhorar as condições sanitárias e de segurança dos cemitérios, através da organização e melhor aproveitamento dos espaços.

Já o suplente de vereador Leonardo Schuck, apresentou o Pedido de Providências 007/2022, solicitando ao Poder Executivo Municipal que providencie reparos nas cercas laterais e nos brinquedos da Escola Caetano Periolo, na Linha Pedro Alvares Cabral.

 

Pedido de Informação

O vereador Estevão Cauzzi apresentou o Pedido de Informação 004/2022, solicitando ao Poder Executivo, que envie no prazo legal, informações sobre o poço artesiano perfurado em 2022 na comunidade da Linha Contini, informando se o poço foi perfurado no local indicado no estudo técnico realizado pela empresa contratada. Caso o poço artesiano não tenha sido perfurado no local indicado no estudo técnico, pede que o Executivo justifique os motivos. Também solicita cópia do estudo técnico realizado pela empresa contratada e busca saber quais medidas serão adotadas pela Administração Municipal.

A próxima sessão ordinária está prevista para às 19h do dia 27 de junho.

 

Grande expediente

O primeiro a manifestar-se na tribuna foi o suplente de vereador Leonardo Schuck, que assume por um mês, o lugar do vereador Nicásio Orlando Malaggi, que se licenciou do cargo. Na ocasião ele agradeceu pela oportunidade e parabenizou aos times que estão na final do Campeonato de Bochas, bem como elogiou os organizadores da Olimpíada Rural.

Em seguida, explanou o vereador Volmir Antônio Ferrari, que parabenizou o Executivo pelo início da pavimentação de um trecho em direção à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, de Itapuca; e anunciou que a FestLeite será realizada de 25 a 28 de abril de 2024. Ele também falou sobre a ida a Brasília, nos 6 e 7 de junho, junto ao vice-prefeito Robledo Andreoli.

“Visitamos os gabinetes de deputados senadores, levando demandas do município, como melhorias no Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri; pavimentação urbana e rural; também pedimos recursos para a saúde para a aquisição de van para o transporte de pacientes; buscamos recursos para o projeto de revitalização da Avenida Júlio de Castilhos e também para uma quadra de areia na Praça Prefeito Genoíno Dallé para prática de esportes, a pedido do vereador Tiago Toldo. Também entregamos demandas dos demais vereadores, sendo essas de interesse do município”, relatou.

E seguiu: “Estivemos também entregando o levantamento da cadeia leiteira de Anta Gorda para a Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados e no Ministério da Agricultura para que se busque uma solução para a disparidade de preços do pequeno para o grande produtor. O levantamento foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e Associação dos Produtores de Leite de Anta Gorda, mostrando que o número de produtores está diminuindo, o que nos preocupa. Eram 679 produtores em 2012 e em 2021 apenas 245. Isso representa uma queda de 63% e o município não está perdendo só os produtores, mas também uma arrecadação importante encima da produção. Estamos unidos, queremos que o município continue produzindo leite, erva-mate, suínos, aves, enfim, e queremos que os jovens permaneçam na propriedade”, pontuou.

Vice-prefeito Robledo Andreoli e vereador Volmir Ferrari junto ao deputado Giovani Cherini, em Brasília
Andreoli e Ferrari junto aos deputados Covatti Filho e Nereu Crispim

Por fim, fez o uso da tribuna o vereador Alvimar Tremea. Dentre vários assuntos ele explanou sobre a iniciativa do G-18 em desfiliar-se da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). “Tomaram uma decisão corajosa, pertinente e oportuna. O pontapé inicial foi dado. Que não sejamos olhados agora como os primos pobres da região baixa do Vale do Taquari, mas como municípios que têm agricultura, forte, objetivos, empreendedores e que tem vontade de crescer e participar da construção do PIB do Estado. Mas para que isso aconteça nós temos que ter oportunidades, condições de desenvolvimento, e a ERS-332 é com certeza o canal para isso”, frisou.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.