InícioDestaqueSecretaria de Agricultura retoma cursos de boas práticas na produção de erva-mate

Secretaria de Agricultura retoma cursos de boas práticas na produção de erva-mate

Por Fabiana Borelli/Rosemary Piccinini

Na quinta-feira, 28 de abril, a Secretaria de Agricultura de Ilópolis realizou um curso de boas práticas na produção de erva-mate na Linha São Francisco.

O curso é uma parceria entre a Secretaria e a Emater e faz parte do projeto da IG da erva-mate. O objetivo do curso é levar conhecimento a produtores e ervateiros quanto ao melhor manejo da produção.

- Advertisement -

O secretário de Agricultura, Fernando Dapont, falou aos presentes sobre a necessidade de qualificação dos produtores. “Já realizamos dois cursos, em Santo Antão e São Valentim, esse é o terceiro, é um curso muito interessante. Eu também sou produtor de erva-mate, a gente acha que sabe tudo, mas as coisas mudam e nós precisamos nos atualizar. Tenho certeza que serão dois dias  de muito aprendizado”.

Da mesma forma, o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi ressaltou a importância do curso para o setor ervateiro. “O IG será muito benéfico para o setor ervateiro, vamos ter um documento sobre a nossa erva-mate, isso não quer dizer que é melhor que outras, mas será a nossa identidade. E cursos como esse são importantes, talvez vocês já façam tudo o que for falado aqui, mas com esses cursos temos o documento e a prova de que vocês produtores estão se qualificando”.

Ele acrescentou: “Nosso carro chefe aqui em Ilópolis é a erva-mate, então temos que cada vez mais qualificar o nosso produto através do IG, dos cursos e do Centro Tecnológico, sem esquecer da rastreabilidade. Assim teremos um selo de qualidade que dará mais confiabilidade à nossa erva-mate”.

Falando pela Emater, o técnico Cleber Shuster destacou a relevância para os produtores da troca de experiências. “Esse curso proporcionará uma troca de experiências riquíssima, pois cada um de nós temos conhecimentos para compartilhar, e isso agrega. E o nosso papel aqui também é transmitir conhecimento, e nos sentimos muito felizes quando passamos esse conhecimento e a família evolui, tendo mais ganho econômico e diminuição de esforço”.

Ele conclui: “Quero agradecer a Administração, aos colegas da Emater, em especial aos conselheiros aqui da comunidade que fizeram o convite aos produtores, e a todos que aceitaram o convite e estão aqui”.

Produtores de erva-mate da Linha São Francisco participam do curso – Rosemary Piccinini

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.