Por Divanei Mussio
Morador e produtor rural da Linha São José, Vitali assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores no lugar do vereador Edelberto Gehlen (in memoriam), no ano de 2022, na bancada do PDT.
Alguns meses depois, foi diagnosticado com uma doença grave, passou por algumas internações em Passo Fundo e recebia acompanhamento médico permanente.
Nas enchentes de maio, sua propriedade rural sofreu muitas perdas, o que abalou sua saúde novamente. Ele estava internado no Hospital IOT, em Passo Fundo, e faleceu na terça-feira, dia 03, aos 62 anos.
Seu corpo foi velado na manhã de quarta-feira na Câmara de Vereadores. Às 10h, foi conduzido por um numeroso cortejo até a Capela Mortuária de Arvorezinha, de onde seguiu o velório até às 16h30min, momento em que ocorreu o sepultamento no Cemitério São João Batista.
O vereador e agricultor deixa um legado de honestidade, retidão de caráter, trabalho, dedicação à família e à comunidade. Sua partida precoce deixa a esposa, Marivone Nervis Vitali, e os filhos Bruno (in memoriam), Paulo Henrique, João Paulo, a nora Luana, irmãos e demais familiares e amigos, enlutados, assim como toda a comunidade arvorezinhense.
A equipe do Eco Regional solidariza-se com a família de Irineo Zat Vitali nesse momento de dor.