Que momento absurdo é este que estamos vivendo? Está em vigor a máxima que diz: “que a pior desgraça de um povo é ser governado por incompetentes, hipócritas e imbecis”, e eis que é verdade e essa verdade se confirma a cada dia e a cada nova atuação. O poder nas mãos de quem não tem noção é mesmo uma grande desgraça. E infelizmente, isso não tem sido desgraça para poucos, aqui e ali, andamos seguidamente sofrendo todos com este tipo de ação estapafúrdia.
Pagamos, como cidadãos, um dos mais altos custos do planeta para dispor dos piores serviços públicos de que se tem notícias. Eles conseguem o heroísmo, além de não terem uma iniciativa inovadora que possa contribuir com a melhora da qualidade de vida das pessoas, desfazer o pouco que existe, que funciona, está funcionando ou pode dar certo.
É difícil engolir, porque algumas ações beiram o ridículo em todos os níveis de gestão. Por exemplo: o governo Lula não conseguiu realizar uma ação para melhorar a área econômica, lembrando que o PIX foi criado por Paulo Guedes, mas agora conseguiu fazer uma lei, que não mudaria nada e, depois da repercussão negativa, decidiu extinguir a lei. Anunciaram o projeto de lei que proíbe o celular nas escolas, porém, se o professor autorizar o uso didático e pedagógico, pode levar o celular para a escola. Alguém tem alguma dúvida de que nada vai mudar?
A qualidade da Educação no País vai de mal a pior, e os impactos pelo uso do telefone em sala de aula e o acesso liberado a crianças e adolescentes vão cobrar um preço imensurável. Mas sempre é bom lembrar que quanto pior, melhor, para quem pretende se apropriar do poder.
É assustadora a falta de conhecimento, noção, bom senso e capacidade de liderança de muitos gestores, nos mais diversos níveis. O futuro é temerário, porque vai se perdendo a fé na possibilidade de dias melhores, diante de tantas demonstrações de falta de noção e incompetência.