Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueIX Encontro da Família Chiesa deve reunir dezenas de descendentes

IX Encontro da Família Chiesa deve reunir dezenas de descendentes

Por Manoela Alves

Está marcado para este sábado, 08 de fevereiro, o IX Encontro da Família Chiesa, a ser realizado no município de Ilópolis. Os homenageados do evento serão Brigida Chiesa e Baptista Segundo Marsango, que construíram uma linda família, sobre os pilares da fé, do amor e da honestidade, com muitas dificuldades, mas nunca desistiram e tornaram-se exemplos para todos os seus descendentes. O casal teve 12 filhos.

Brigida nasceu em Muçum, distrito de Guaporé, em 14 de janeiro de 1913. Residiu após em Linha Pecca, Ilópolis. Filha de Amado Chiesa e Angela Banhara, foi uma pessoa correta e muito justa. Adorava passear a cavalo, ir conhecer seus netos quando nasciam, era uma apaixonada por flores, tranças e afazeres da casa. Com sua fé e religiosidade, mantinha a família unida, sendo que rezavam o terço e iam à missa dominical na igreja de Ilópolis. Também cuidava da limpeza da igreja da comunidade São José, das toalhas do altar, das roupas do padre e das flores que ornamentavam o local. Faleceu no dia 17 de setembro de 1989, devido a um câncer de mama.

Já Baptista nasceu no distrito de Vespasiano Correa, que na época pertencia ao município de Guaporé, em 21 de abril de 1911. Tempo depois, mudou-se para a Linha São Brás, Ilópolis. Filho de Leandro Marsango e Angela Camilotti, era uma pessoa caprichosa, enérgica e “finória”. Prezava pela organização, principalmente de suas ferramentas. Também gostava de fazer um bom vinho de seu parreiral, no trabalho e no dia a dia costumava cantar. Faleceu no dia 12 de fevereiro de 1976, devido a um câncer de estômago.

Brigida e Baptista casaram-se em Putinga, em 30 de julho de 1932. Após o casamento, foram morar em uma colônia de terra, onde hoje é Linha São José, em Ilópolis. Foram os primeiros moradores da localidade e, para chegar na terra onde começariam sua história juntos, era por “piques” (trilhos) no meio do mato, onde só passavam cavalos. A primeira casa foi um rancho perto de uma vertente de água que antigamente era o mais importante, pois precisavam buscar a água com baldes para o uso doméstico.

Houve, no mesmo período do casamento, a Revolução Constitucionalista, cujo objetivo era derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte, onde soldados passaram nas casas pegando cavalos, comida e demais coisas. O casal se protegeu derrubando várias árvores nesses trilhos, obstruindo a passagem.

Após passado esse período, abriram a mata para começar a ter espaço de roças para produzir alimentos para subsistência como: feijão, milho, arroz e criavam porcos. Com o tempo, foram sendo abertas pequenas estradas para carroças, onde puderam escoar algo que produziam. Anos após, devido a uma amizade com José Bozetto, que se propôs a doar a imagem de São José, em troca doaram parte de suas terras para o início da comunidade, que foi denominada São José em homenagem ao santo e que tem esse nome até hoje.

Devido à fé, que era muito grande, o casal rezava o terço ajoelhado todas as noites e criou, junto aos demais moradores, uma comunidade linda.

 

Programação do IX Encontro da Família Chiesa

Às 8h ocorre a recepção, credenciamento e café no Salão Paroquial, ao lado do Santuário. Às 9h30min ocorre a missa no Santuário São Paulo Apóstolo. Ao meio-dia ocorre oração e almoço (espeto corrido com carnes diversas e saladas) no CTG Querência do Mate. Já às 13h30min haverá gincana (“Cegon”, trado, debulhar, milho e outras atividades). Às 14h será realizada reunião dançante com o Grupo LRE.

Para que a festa tenha ainda mais significado, os organizadores pedem que os participantes usem trajes italianos, resgatando assim as origens, sendo que haverá prêmio para o melhor traje. Para mais informações, basta entrar em contato com Ilizandra Marsango pelo (51) 99515.0344, com Lucimar Balinski pelo (51) 99994.6608 ou com Marcelo Meotti pelo (51) 99842.9464.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS