Por Cristiano Quadros
O prefeito de Putinga, Juliano Moretto, que está em seu primeiro mês de mandato como chefe do Executivo, ao lado de sua vice, Marina De Col Bertuol, avalia o andamento dos trabalhos, nestes primeiros dias do ano.
“É um desafio grande sair do cargo de vereador e assumir o Executivo. Os primeiros dias foram difíceis, pois não sabíamos como estava a questão de contas, dos maquinários, enfim. Agora estamos começando a nos situar”, comentou o prefeito.
Segundo ele, a grande demanda vem da Secretaria de Agricultura, por ser época de safra. “Estamos fazendo limpeza de valas e estábulos, e algumas construções na área do setor leiteiro. Na Secretaria de Obras também há grande demanda, sendo que nossa maior preocupação são as estradas vicinais. Estamos fazendo roçadas e recuperando. Vamos deixar todas em boas condições de tráfego”, afirmou.
Em relação à saúde, ele comentou sobre o Hospital Doutor Oscar Benévolo. “Muitos municípios pequenos gostariam de ter o nosso hospital. O Poder Público repassa um recurso mensal para aquisição de serviços, estamos com uma equipe médica de qualidade, enfim, estamos trazendo de volta a credibilidade. Precisamos atuar junto para que a coisa flua, tanto é que vamos oferecer para a população consultas de graça quando o Posto de Saúde não está aberto, das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 22h. Estamos investindo em saúde, ressaltando que estamos com uma nova médica no Posto de Saúde. Estamos priorizando o atendimento humano”, declarou.
Sobre a educação, Morreto destaca que também houve uma demanda grande no início do mandato, em relação à creche. “Ela precisava ser aberta antes dos outros anos, tanto que a abrimos no dia 13 de janeiro, um grande feito pelo qual estamos recebendo vários elogios. Fizemos um esforço grande e atendemos essa demanda da comunidade”, disse.
Na área do Turismo e Cultura, ele brevemente comentou que está sendo organizado um bom projeto para a Usina, para talvez a reativar a fim de que produza energia. Já sobre a ERS-435, ele salientou: “Estamos acompanhando de perto as obras de recuperação. Precisamos fiscalizar, para que logo não surjam novos buracos. Ainda, estamos trabalhando pela ligação asfáltica entre Putinga e Relvado; e ressalto que Putinga foi contemplada com o Programa Desassorear, sendo que as máquinas do Estado estarão em poucos dias no município, com o recurso de R$ 750 mil. Será feito o desassoreamento e a dragagem do rio”, contou.
O prefeito garante ser o primeiro a chegar e o último a sair da prefeitura. “Isso é importante e vem se demandando há muitos anos. Os prefeitos anteriores não conseguiam, por questões de terem outras ocupações, ficar dentro da prefeitura. Eu e a vice-prefeita Marina estamos engajados. Queremos que o município cresça e vamos trabalhar para todos. Peço às pessoas que confiem no nosso trabalho, pois temos muitos projetos a serem desenvolvidos e temos a vontade de fazer, que é o mais importante. Também nos colocamos à disposição de todos e pedimos que nos procurem”, concluiu.