Por Cristiano Quadros
Neste Dia do Chimarrão, celebrado com tanto carinho pelos gaúchos, destacamos a trajetória inspiradora da agroindústria de erva-mate Roda do Mate, localizada na Linha Borges de Medeiros, no interior de Ilópolis. Fundada em 15 de agosto de 2015, a empresa completa uma década de dedicação à cultura e à tradição do mate, sendo um símbolo de perseverança e amor pela terra.
A história da Roda do Mate começou com os irmãos Renato Antônio de Pariz e Cesar Augusto de Pariz, agricultores que, mesmo sem experiência no setor ervateiro, decidiram apostar no sonho de oferecer um futuro melhor às suas famílias. Com o apoio dos parentes e contando inicialmente apenas com a força da mão de obra familiar, nasceu a agroindústria.
O crescimento foi rápido: apenas um ano após sua fundação, a empresa já demandava novos colaboradores, marcando o início de uma equipe que hoje é considerada uma grande família. Ao longo desses 10 anos, a Roda do Mate manteve-se fiel à sua essência: produzir uma erva-mate de qualidade, com tradição, credibilidade e respeito ao consumidor.
Para Gabriela de Pariz, colaboradora da empresa e filha de um dos sócios, Renato, o chimarrão vai muito além de uma simples bebida. “Ele traz inúmeros benefícios para a saúde, como ser um estimulante natural, mas também carrega um valor cultural e social muito forte. Tomar chimarrão é um hábito que fortalece os laços entre as pessoas e valoriza a nossa identidade gaúcha”, afirma.
Neste dia especial, a história da Roda do Mate nos lembra que o chimarrão é feito de muito mais do que erva e água quente — ele é feito de coragem, tradição e união.