No dia 6 de junho, às 16h, a ACI-E Encantado será palco da palestra “Apagão da mão de obra: causas, consequências e ações mitigadoras”, com a participação da renomada especialista Susana Kakuta, Diretora Geral do SESI-RS, SENAI-RS e IEL-RS.
O evento, promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Associação Comercial e Industrial de Encantado- ACI-E, e pelo Sistema FIERGS, busca debater um dos temas mais críticos para o setor produtivo atualmente: a escassez de profissionais qualificados. A palestra pretende apresentar um panorama sobre as causas deste fenômeno, suas consequências para a indústria e a economia, além de propor estratégias eficazes de mitigação.
Mais sobre a palestrante
Susana Kakuta é socióloga com doutorados em Sociologia e Economia Internacional (Universidad Complutense de Madrid) e Administração de Empresas (Unisinos), além de formação executiva em AI for Business (MIT). Especialista em Gestão da Inovação, possui ampla experiência no desenvolvimento de startups e ecossistemas de inovação.
Atuou no setor público como Presidente do Badesul e em entidades privadas, liderando projetos estratégicos em parques tecnológicos como o TECNOSINOS e o PRADOTECH. Com mais de 30 anos de experiência, é referência em novos produtos, inteligência artificial, internacionalização de empresas e atração de investimentos. Atualmente, supervisiona iniciativas de qualificação da força de trabalho e inovação industrial à frente do SESI-RS, SENAI-RS e IEL-RS.
Além disso, é cofundadora da Biosens, startup dedicada ao desenvolvimento de biossensores para saúde, e da Startup Academy, uma plataforma de educação para gestores de inovação.
Serviço
📅 Data: 6 de junho
🕓 Horário: 16h
📍 Local: ACI-E Encantado – Travessa Fidele Ergilis Sana-Gildo, 41, Sala 203, Centro, Encantado/RS
Inscrições:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SLd9Sdv27RMvsPU5pzKEeUSyIdGFfHliuM02sLbpKBc/edit?usp=sharing
A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.