O maior espetáculo sacro natalino do Sul está prestes a iniciar
Por Divanei Mussio
O dia 1º de dezembro, domingo, abrirá uma das maiores, mais belas e emocionantes programações do Natal do Morro, que chega à sua 32ª edição cheia de novidades e atrações inéditas, que cativarão ainda mais, o coração do público, sempre fiel aos eventos natalinos de Arvorezinha.
Nesse dia, que marca simbolicamente o início das atrações, às 15h acontece a abertura da 8ª Feira Delícias de Natal; 17h30min, apresentações das Invernadas do CTG Jango Borges; 18h, apresentações artísticas das escolas Emei Beatriz Ferri Berti e Emef Orestes de Brito Scheffer; 18h30min, cerimônia religiosa com bênção dos presépios; 19h30min, apresentação do Terno de Reis; 20h30min, acendimento das luzes do morro e, encerrando, show com Tchê Guri: “Natal no Sul”.
Bênção dos presépios
Pela primeira vez na programação natalina de Arvorezinha, logo no dia da abertura, a cerimônia religiosa com a bênção dos presépios irá espalhar o espírito natalino, com toda a sua força, pelo majestoso morro, símbolo maior do Natal na cidade.
O padre Felipe Bernardon, pároco da paróquia, explica como será essa celebração, que terá a cena ocorrida há 2024 anos, na bíblica Belém de Nazaré, revivida em várias versões e formatos. “O centro do Natal é o nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador; que bom que ele ocupa um lugar importante no Natal no Morro em Arvorezinha. É um Natal sacro, religioso, que conta a história de Deus, esse Deus que veio nos visitar, morar no meio de nós, que é Jesus. É uma grande graça poder ter esse Natal aqui na nossa cidade”.
O pároco detalha como será a celebração religiosa, que pela primeira vez será realizada aos pés do morro. “A celebração religiosa, com textos bíblicos, cantos e a bênção dos presépios, terá a participação de todas as comunidades, que trarão uma imagem de seus presépios para receber a bênção; o Natal é para a comunidade, para todos os cristãos, católicos e evangélicos. É um momento importante, de esperança, de renovação em Cristo; não existe Natal cristão sem Cristo”, destaca. Ele ainda chama a atenção para a cena bíblica que aconteceu há mais de dois mil anos, que segue ecoando mundo afora. “Toda a criação, todas as criaturas, se voltaram para Cristo no momento do Seu nascimento. Ele é o centro de tudo”.
Ele convida toda a região para participar desse momento religioso e significativo para todos os cristãos.
Últimos preparativos
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Emilia Favero Gasparin, está no aguardo do início dos trabalhos de instalação da nova iluminação da frente da Igreja Matriz e dos arcos da Rua Osvaldo Aranha. “A empresa vencedora das licitações deverá deixar tudo pronto para o dia da abertura e os Planos de Prevenção contra Incêndio estão licitados também”.
Quanto à Feira Delícias de Natal, todos os espaços estão locados. “Teremos uma grande diversidade de produtos de artesanato, alimentação e bebidas”, informou a secretária.
O projeto cultural 32º Natal no Morro – com o espetáculo “Foi Assim que Tudo Aconteceu”, tem o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Farmácias São João, Icatú Coopera e Rio Grande Seguros e Previdência, Girando Sol, Pretto Veículos, Box Distribuidora e Diamaju. É uma realização da Agyle Produtora de Eventos Ltda, Prefeitura Municipal de Arvorezinha e do Ministério da Cultura – Brasil – União e Reconstrução.