InícioDestaqueAtualização do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) é pauta na...

Atualização do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) é pauta na Assembleia Geral Regional Ordinária do Codevat

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), com sede em Encantado, realizou na quarta-feira, dia 29 de junho, a Assembleia Geral Regional Ordinária. O encontro ocorreu no formato virtual e marcou o começo das discussões sobre a atualização do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) 2015-2030.

O trabalho tem por objetivo dar início à análise e repercussões dos projetos definidos no PED 2015-2030, além de estruturar novos projetos para o período 2022-2030 e estabelecer o modelo de gestão do plano para o período.

O formato do trabalho foi apresentado pelo secretário do Codevat, Lucas Schneiders, que detalhou que a atualização envolverá cinco etapas: a elaboração de um Plano de Trabalho aprofundado; a Apresentação do Relatório da Situação Atual e dos Resultados Alcançados; a Elaboração do Diagnóstico e Relatório de Avaliação atualizados; a Apresentação de Propostas atualizadas e Modelo de Gestão do Plano para o período 2022-2030; e Apresentação do Plano Estratégico Consolidado.

O presidente Luciano Moresco, que coordenou a Assembleia, destacou a importância de revisar o Planejamento feito em 2015-2030. “Vamos precisar, com o apoio da Universidade, reavaliar o que já foi elencado, trabalhar nisso novamente, mobilizando mais pessoas para a discussão dos projetos, avaliando o que fica e avançar, elencando novas prioridades para o PED da região”, afirma.

A vice-presidente, Cíntia Agostini, ponderou sobre a necessidade de trazer mais participantes para o debate. “Nós, enquanto diretoria, vamos mediar as discussões, olhar para os atuais 84 projetos elencados, avaliar se fazem sentido, pensar e repensar e a partir daí trabalharemos com a perspectiva de como implementar ações, trazendo mais pessoas para o diálogo e mobilizando áreas essenciais”, destaca.

Os debates do PED, conforme definido pelo Fórum dos Coredes junto ao Governo do Estado, poderão ser em formato híbrido, mesclando encontros virtuais e presenciais e, ao final da quarta etapa, o PED deverá ser apresentado para a comunidade regional. As conferências serão realizadas ao longo do segundo semestre de 2022. O trabalho terá a consultoria da Univates.

A revisão dos Planejamentos Estratégicos de Desenvolvimento Regionais surge, neste momento, a partir das demandas levantadas pelos Conselhos de Desenvolvimento de todo Estado durante o processo de execução da Consulta Popular de 2021. “Percebeu-se que o cenário econômico, não só do Vale, sofreu drásticas mudanças, sobretudo, durante o momento de pandemia. Por isso, os projetos que compõem a cédula de votação da Consulta Popular, que precisariam estar alinhados ao PED 2015-2030 do Vale do Taquari, não apresentam total concordância, e esse trabalho vem para agregar novas oportunidades para nossa região em desenvolver as diferentes oportunidades, entre elas o turismo – que aparecia como algo embrionário em 2015”, comenta Cíntia.

Além da pauta sobre o PED, também foi realizada na Assembleia a prestação de contas da manutenção do Codevat 2021-2022 e da Consulta Popular 2021.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.