Encantado – Na noite de 3 de junho, o Núcleo de Comércio Varejista da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) promoveu a oficina aberta “Como Guaporé tornou-se referência no Turismo de Compras?”.
O encontro, que reuniu lojistas e empreendedores locais, foi conduzido por Edmilson Norberto Zortea, presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICSSERRA), ex-presidente da CIC Guaporé e da Mostra Guaporé.
Também participaram da atividade a executiva da CIC Guaporé e da Mostra Guaporé, Erika Cabral; o presidente da CIC, Jandir Olmi; o presidente da Mostra Guaporé, Rodrigo Marin; e o executivo CIC/Mostra, Paulo Roberto dos Santos.
“São benéficas essas trocas. Encantado está vivendo um momento diferente no turismo, e a gente precisa fortalecer o comércio. Nada melhor do que ouvir um case de sucesso e a experiência de vocês em Guaporé”, destacou a presidente da ACI-E, Raquel Cadore.
Durante a oficina, Edmilson Zortea contextualizou a trajetória de Guaporé, apresentando os dois principais segmentos que impulsionam a economia local — joias e lingerie —, além de destacar outros setores, a realidade econômica do município, a história da Mostra Guaporé e os diferenciais do evento. Compartilhou ainda aprendizados, desafios e dicas práticas.
“A gente traz esse conhecimento com muita humildade e simplicidade, porque, na verdade, estamos representando a história de muitas pessoas que nos antecederam, que erraram e acertaram, mas que fizeram, não tiveram medo de fazer. E tudo que a gente vai apresentar aqui hoje sobre Guaporé é história”, afirmou Edmilson.
“É importante destacar a união e a alma do associativismo na CIC e na Mostra Guaporé. Parabéns a vocês pela apresentação e pela dedicação, pois é um trabalho que exige comprometimento”, acrescentou o conselheiro da ACI-E e presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana.
A palestra integra a primeira de quatro oficinas que serão promovidas pelo núcleo, com o objetivo de aproximar e sensibilizar os comerciantes locais a partir de experiências práticas e bem-sucedidas.
Os próximos encontros abordarão temas como vendas, gestão de pessoas, engajamento de funcionários no comércio e marketing. Ao final da programação, será realizada uma reunião aberta do Núcleo de Comércio, com o intuito de atrair novos participantes e fortalecer o envolvimento dos lojistas nas ações do grupo.
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