Bolsonaro entrega proposta de Reforma da Previdência com idades mínimas de 62 e 65 anos

460
Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia, recebe o Presidente da República, Jair Bolsonaro - Foto de Luiz Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro entregou, nesta quarta-feira, a proposta de reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ele chegou por volta das 9h30min ao prédio do Congresso Nacional.

O texto elaborado pelo governo propõe idade mínima para aposentadoria para homens (65 anos) e mulheres (62 anos), além de um período de transição. Inicialmente, a proposta será submetida à análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e depois será discutida e votada em uma comissão especial da Casa, antes de seguir para o plenário.

No plenário, a aprovação do texto depende de dois dois turnos de votação com, no mínimo, três quintos dos deputados (308 votos) de votos favoráveis.Em seguida, a proposta vai para o Senado cuja tramitação também envolve discussão e votações em comissões para depois, ir a plenário.

Um dos pontos da nova lei, que gerou polêmica durante o dia, além da questão idade mínima, foi a quantidade de tempo que o trabalhador deverá contribuir para ter a aposentadoria com 100%. Será preciso contribuir durante 40 anos para garantir este benefício.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome