A carga trata-se de um transformador de grandes proporções, que passou por Lajeado nessa manhã, deverá ir até Carazinho, e depois seguir por Passo Fundo com destino final Araraquara/SP.
O conjunto usado no transporte apresenta um peso total de quase 300 toneladas, 42 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e 5,5 metros de altura. O conjunto é sempre acompanhado por duas escoltas que trabalham na sinalização. A carga transita em velocidade reduzida em virtude da segurança, e ainda necessita cruzar pontes e viadutos apenas quando estes estiverem isolados.
Esse deslocamento causa retenção de fluxo no sentido capital-interior, uma vez que ultrapassagens somente podem ser realizadas quando houver autorização das escoltas.
A orientação é que a carga estacione periodicamente em local seguro para proporcionar fluidez ao trânsito. O deslocamento pela BR-386 até Carazinho deverá durar 3 a 4 dias, de acordo com as condições climáticas. Dessa forma, solicita-se atenção e calma aos usuários da rodovia durante esse período.