InícioDestaqueConselho da Coprel visita as instalações de ampliação da Usina Pinheirinho

Conselho da Coprel visita as instalações de ampliação da Usina Pinheirinho

Na primeira reunião de 2019, realizada hoje, 31 de janeiro, os membros do Conselho de Administração e Fiscal da Coprel Cooperativa de Energia e da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento estiveram visitando as instalações de ampliação da CGH Pinheirinho. A Usina Cascata do Pinheirinho está situada na localidade de Pinheirinho, interior de Ibirubá.

A usina é um empreendimento da Coprel, classificada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica como uma Central Geradora Hidrelétrica – CGH, de baixo impacto ambiental, e que terá a potência aumentada de 0,52 MW para 0,88 MW. As obras de repotenciação tiveram início em fevereiro de 2018 e a usina deve operar em sua capacidade total ao final do mês de março.

O investimento é de R$ 3.396.622,00 e contempla a instalação de mais uma turbina e um gerador, um Limpa Grades e, também, adequações na estrutura física da casa de máquinas e barragem, aumentando ainda mais a segurança da CGH. Além disso, a Coprel vai modernizar e automatizar toda a usina, que passará a ser comandada pelo Centro de Operação e Distribuição, diretamente na sede da cooperativa. Isso é possível em virtude de internet de fibra ótica, instalada pela Triway – Internet e Telefonia.

- Advertisement -

A reforma das turbinas que já estavam instaladas, foi realizada pela equipe própria da Coprel, que realiza serviços de O&M (Operação e Manutenção de Usinas), compostos por engenheiros e demais profissionais que possuem expertise de atualização tecnológica em usinas antigas, com soluções de alto valor.

O Conselho de Administração e Fiscal planeja e aprova os investimentos da cooperativa. Acompanhar as ações, como as obras da Usina do Pinheirinho, reforça o compromisso do conselho na gestão da Coprel. “A modernização dos nossos projetos representa o verdadeiro desenvolvimento regional sustentável, pelos benefícios que traz para a região, e o conselho acompanhar essas obras, reforça a transparência dos nossos serviços, e os integram no trabalho da cooperativa”, reforça o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

A usina do Pinheirinho com sua capacidade ampliada irá gerar ainda mais energia e resultados, que será revertido para a Coprel Geração aplicar em seus programas sociais. “Nós temos um modelo de organização econômica e social que é sustentada pelo resultado das nossas usinas, que são canalizados nos programas como o Auxílio Pecúlio, por exemplo, que beneficia nossos cooperantes”, finaliza o presidente.

Texto e foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.