InícioDestaqueEquipe da Dália visita frigorífico de suínos em SC

Equipe da Dália visita frigorífico de suínos em SC

Gerentes, supervisora e encarregado avançaram em mais uma etapa rumo à certificação em Bem-Estar Único, por meio do programa Criando Conexões. Nesta quinta-feira, dia 29, foi realizada a primeira auditoria

 

Durante o mês de abril, gerentes e supervisores da Cooperativa Dália Alimentos participaram de mais uma etapa importante no processo de conquista da certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar. Nessa fase, a equipe visitou um frigorífico de suínos em Santa Catarina, já certificado, com o objetivo de conhecer na prática a aplicação dos princípios do programa em uma empresa com características semelhantes às do Frigorífico de Suínos da Dália.

A nova certificação conta com o incentivo da MSD Saúde Animal, que atua na promoção de boas práticas em bem-estar animal e na valorização da sustentabilidade na cadeia produtiva.

 

O que é o Bem-Estar Único

É a união do cuidado com os animais, as pessoas e o meio ambiente. Significa atuar com responsabilidade, garantindo o bem-estar dos animais, condições de trabalho seguras e dignas para as pessoas, e práticas sustentáveis que preservem o meio ambiente. Cuidando dessas três dimensões, todos saem ganhando: quem produz, quem consome e o planeta.

Visita

Nessa importante visita, representando a Dália, estiveram presentes: a Gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo; o Gerente da Divisão de Produtos Suínos, Roberto Crippa; a Supervisora da Qualidade e Responsável Técnica do frigorífico de suínos, Elisa Scheid Tesser; e o encarregado do setor de recebimento de suínos Leonardo Hunsche. Pela MSD Saúde Animal, participaram os médicos-veterinários Élia Fernanda Campos (coordenadora comercial da unidade de Suinocultura), Dr. Filipe Dalla Costa (coordenador de Bem-Estar Animal para monogástricos) e Vinícius Dornelles (coordenador técnico de Suinocultura).

Abate e condução dos animais

A visita teve como foco observar o desembarque dos suínos e sua condução até o abate. “Este intercâmbio com outra empresa do setor foi uma sugestão da equipe da MSD Saúde Animal, por meio do Dr. Filipe, para que pudéssemos entender como funciona, no dia a dia, um frigorífico já certificado em Bem-Estar Único”, explica Ivane Giacobbo.

Segundo a gerente, a certificação em Bem-Estar Único promove transparência e reforça a confiança dos consumidores na cadeia produtiva, demonstrando o comprometimento com práticas sustentáveis e com o bem-estar em todas as etapas da produção. “Lançada pela MSD Saúde Animal, a certificação confere um selo de reconhecimento à gestão de bem-estar animal em propriedades agropecuárias, frigoríficos e plantas processadoras. Por isso, foi denominada “Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar”, com o objetivo de garantir operações alinhadas com os princípios de bem-estar, segurança e sustentabilidade”, explica Ivane.

 

Critérios da certificação

A gerente destaca que, para a conquista do selo, mais de 150 critérios são avaliados ao longo da cadeia produtiva, todos com base científica. “Na dimensão animal, os critérios seguem o modelo dos “Cinco Domínios” do bem-estar animal, proposto pelo pesquisador Donald Mellor. São avaliados aspectos como oferta adequada de água e alimento, ausência de disputas entre os animais, conforto ambiental, manutenção da saúde e estímulo a comportamentos naturais de cada espécie”, completa Ivane.

 

Primeira auditoria

Ivane também informou que, no dia 29 de maio, foi realizada a primeira auditoria de certificação em Bem-Estar Único no Complexo Industrial Avícola. A auditoria é conduzida por uma certificadora internacional, garantindo imparcialidade e credibilidade ao processo. Já o Frigorífico de Suínos está com auditoria prevista para o segundo semestre.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS