Festa da Partilha ocorre no próximo dia 20

615
Família de Fábio Camilotti, uma das quais recebeu a visita da imagem e do porco.

Em 2001 a Comunidade de Santo Antão, em Ilópolis, R/S iniciou uma nova história. Foi lançada a tradicional Festa da Partilha, em virtude de uma nova proposta de seguimento ao testemunho de vida do padroeiro.

As famílias da comunidade recebem em sua casa e propriedade a imagem de Santo Antão e o porquinho Antão assim denominado, permanecendo alguns dias, onde elas alimentam o porco em suas instalações e fazem a oração permanente em família.

Assim se passa em caminhada durante todo ano até a chegada da terceira quinta feira do mês de janeiro, onde acontece o abate do mesmo e inicio da caminhada do próximo, com todos os preparativos para serem partilhados gratuitamente no domingo, dia da festa. O animal é conduzido a pé de família em família e o trato é espontâneo. Todos os animais abatidos durante este período ultrapassaram a 240 kg. A carne é preparada em pequenos pedaços e assada, a tradicional banha colocada em potes específicos, bem como o saboroso torresmo, onde tudo é servido pela comunidade aos que desta festa participam. Fazendo jus ao nome da Festa, também é oferecido aos que participarem, o pão, cuca e salada gratuitamente como gesto de solidariedade, caridade e amor.

De acordo com uma das organizadoras Simone Chiesa Gomes, com muito gosto a festa é preparada e aguardada pela comunidade. “Estamos preparando a 18ª edição da Festa da Partilha com muito entusiasmo, alegria e oração. O evento ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2019 com o Lema: A exemplo de Santo Antão, sejamos autênticos seguidores de Jesus”.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome